A Sentimonitor, empresa de tecnologia para inteligência e monitoramento de mídias sociais, acaba de incorporar a Vórtio, empresa de tecnologia de Big Data para dados sociais. Com esta aquisição, a Sentimonitor expande sua equipe comercial e de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo, e consolida seu portfólio de produtos de análise e insights a partir de grandes volumes de dados, em especial postagens e interações nas redes sociais.

A aproximação entre as empresas começou em 2014, no maior festival internacional de tecnologia e negócios do mundo, o South by South west (SXSW), em Austin (EUA). A Vórtio e Sentimonitor haviam sido selecionadas pela Apex para compor uma delegação de startups com alto potencial de internacionalização e de atração de investimento para serem apresentadas para potenciais clientes, parceiros e investidores.

“Conheci o Bráulio em 2014 quando a Sentimonitor e a Vórtio participaram da missão ao SXSW organizada pela Apex, e vimos que havia uma grande similaridade na nossa visão de mercado e abordagem tecnológica. O Bráulio era um fundador que, como eu, tinha uma base forte em análise de dados e estatística, uma vivência e visão de negócios internacionais, experiência de atendimento a grandes contas, e um comprometimento muito forte com a qualidade da análise e do atendimento. Percebi que em alguns anos estaríamos juntos em um projeto maior”, comenta Hugo Pinto, da Sentimonitor.

No início de 2016, durante a Campus Party Brasil, outro grande evento de tecnologia e empreendedorismo, os fundadores Bráulio Medina, da Vortio, e Hugo Pinto se reencontraram para conversar sobre os desafios do mercado e perceberam que não só suas soluções tinham evoluído de maneira complementar, mas o momento era propício para uma fusão de operações.

“Vi que a Sentimonitor estava expandindo rapidamente seu time comercial, aumentado seu investimento em marketing, e sabia que o Hugo tinha a competência técnica para liderar uma evolução apropriada da Vórtio Clustering Engine, feito pelo meu sócio que tinha acabado de sair da operação para assumir uma posição chave no time de engenharia do Facebook. Pelos cases da Sentimonitor com a LG do Brasil, Netshoes e agências inovadoras como a DM9, senti que clientes da Vórtio como Rock in Rio, Globo.com e Llorente & Cuenca continuariam a ter a mesma qualidade de atendimento na nova casa. Fazia todo o sentido unificarmos as operações para expandirmos no mercado Brasileiro e nos preparar para atacar o mercado externo em 2017 ”, destaca Bráulio Medina.

As tratativas e uma aproximação progressiva avançaram por 9 meses e agora, a Vórtio passa a ser oficial e publicamente Sentimonitor.