Você pode vê-lo, mas você não pode tocá-lo. Isto é um fato da realidade virtual ao falar com a maioria das pessoas sobre a tecnologia. No entanto, se você for da Microsoft, tocar e sentir objetos em VR não está além do reino da possibilidade.

Um braço de pesquisa da Microsoft publicou um documento técnico do protótipo de dois sistemas que fornecem “haptic feedback”, ou o feedback tátil, na realidade virtual. Os pesquisadores da Microsoft produziram dois sistemas vibram e simulam o toque quando uma pessoa interage com um objeto na realidade virtual. As informações são do Computer Business Review.

De acordo com os pesquisadores, os controles de mãos que atuam mecanicamente”tornam a forma dos objetos virtuais através da forma de deslocamento físico, permitindo que os usuários sintam as superfícies 3D, texturas e as forças que correspondem a prestação visual. Nós demonstramos dois desses controladores, NormalTouch e TextureTouch, que são monitorados em 3D”.

O NormalTouch torna táteis as superfícies de objetos e fornece feedback de força, utilizando uma plataforma inclinável, e o TextureTouch dá a forma dos objetos virtuais, incluindo estruturas de superfícies detalhadas, utilizando pinos para simular a superfície que está sendo tocada.

Por enquanto, os dois controladores estão em fase de protótipo, mas ainda está sendo estudado o quão viável será para eles entrarem em produção e se eles realmente serão pelas pessoas no futuro. Por enquanto, nos resta aguardar para ver (e sentir!).