Ribeirão Preto não é mais apenas a capital do agronegócio, esta se tornando com um centro tecnológico com aceleradoras, startups, centro de pesquisa e agora inteligencia artificial.

Em 2017 começarão as atividades do Instituto de Inteligência Artificial de Ribeirão Preto, um organização sem fins lucrativos cujo o intuito é levar educação complementar gratuita de alto nível para estudantes do ensino superior.

“O que queremos é colocar Ribeirão Preto e o Brasil no mapa da nova revolução tecnológica, para isso temos que educar, e de forma diferenciada.”, diz Evandro Barros, CEO do grupo Heurys Tecnologia, idealizadora do projeto.

O Instituto conta com o apoio de diversas universidades locais que farão internamente seleção dos melhores alunos com o apoio de uma equipe de entrevistadores. Os selecionados receberão aulas semanais, certificações e apoio em projetos com utilização pratica de inteligencia artificial.

Grandes players do mundo da inteligência artificial já se posicionaram para dar apoio ao projeto. “Nós contamos com grandes empresas conhecidas pela inovação para darem visibilidade aos futuros trabalhos e também para contribuírem com a carreira dos alunos”, completa Evandro Barros.

Como não poderia ser diferente, o Instituto utilizará a própria inteligência artificial a seu favor. Nos últimos meses os idealizadores do projeto vêm treinando o supercomputador Watson da IBM para atuar como um professor junto aos alunos. Através de uma plataforma online e até mesmo em seus smartphones, os alunos poderão fazer perguntas sobre ferramentas, plataformas e até mesmo qual algoritmo utilizar em cada situação.

“Estamos abastecendo o Watson com milhares de páginas sobre o assunto. Uma inteligência artificial ensinando sobre inteligência artificial parece bizarro, mas é muito divertido. A melhor parte disso é que estaremos sempre evoluindo, estamos trabalhando para que em breve ele seja capaz de sugerir novos caminhos conforme artigo cientifico são publicados sobre o assunto”, disse Celso Azevedo, responsável técnico do projeto e um dos idealizadores..