* Por Lucas Paschoal

Não é incomum se ver em startups uma situação onde imagina-se que está fazendo tudo certo, mas algo não casa da forma como imaginou.

Seja a baixa das vendas, o baixo engajamento com o consumidor, ainda mais em tempos de crise onde saber usar a comunicação pode ser uma bela alternativa para passar por ela com menos arranhões.

Pensando nisso, listei alguns dos principais erros que comprometem o sucesso das marcas.

1 – Pensar somente na operação

Parece controverso mas não é, acredite. Muitas startups gastam muita energia no desenvolvimento de seu produto, o que é bom, pois nem o mercado nem a imprensa se interessarão por algo sem utilidade.

Contudo, é necessário pensar um pouco além disso para ter sucesso.

Ao pensar somente no dia a dia você perde uma enorme oportunidade de se vender e isso pode trazer problemas no futuro.

A propósito, fizemos um guia focado 100% nas 3 principais características que podem te fazer ser notícia na mídia. Muitas vezes, elas estão à sua frente e você não está vendo.

Quanto mais demorar em colocar em prática alguma forma de exposição do seu negócio, mais tempo levará para criar o sentimento de necessidade no público que deseja atingir.

2 – Não ter canais próprios que mostram o que você faz de melhor

É um efeito em cadeia. Quando o foco é muito no desenvolvimento, se esquece de avaliar como quer que os outros o enxerguem.

Seu site e canais de redes sociais podem e devem ser utilizados para que seus públicos de interesse o conheçam.

É a maneira mais barata e o primeiro passo para se auto promover, pois depende somente do quanto pode dispor de tempo para trabalhar a imagem do seu negócio e conquistar a tão sonhada visibilidade orgânica.

Se contar com algum colaborador com habilidades de comunicação, essa estratégia tende a ser mais assertiva mas se não tiver, não tem problema.

Afinal, ninguém conhece melhor seu negócio do que você, não é?

3 – Não estimular relacionamento com seus públicos

É um dos erros mais comuns de startups e empresas de um modo geral: Pensar que seu produto se venderá porque ele é incrível.

Ele pode ser, mas as pessoas a sua volta precisam saber disso também. Se fechar em um casulo não vai te ajudar a ser conhecido, ok?

A taxa de sucesso de uma empresa aumenta expressivamente quando você estimula a conversa, seja via e-mails para sua base de clientes, posts em redes sociais.

Por exemplo, nesse post publicado no blog do Hubspot há dicas muito bacanas de como produzir um bom conteúdo em blogs.

É aqui que seus canais próprios podem ser o fiel da balança, entendeu?

4 – Considerar que nunca está pronto para se lançar

Por fim, se achar que sua solução sempre precisa de uma melhoria para ser lançado ou mesmo ser divulgado, você pode estar matando a chance de dar certo.

Ouvi um dia que empreender é parecido com andar de bicicleta sem freio na descida. Todos devemos estimular nosso bom senso para avaliarmos o que temos em mãos.

O cuidado a se tomar é não deixar subir a régua do senso crítico na mesma medida.

O mercado, sejam eles investidores, seu público consumidor ou a imprensa prezam por profissionais que se permitem arriscar. Só assim também saberá se está no caminho certo.

É preciso ter estômago, se forçar a sair da zona de conforto e partir a zona de aprendizagem. Esse vídeo me fez pensar bastante sobre o tema e pode te ajudar também.


Lucas EditLucas é jornalista e fundador da Híbrida Comunicação, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.