O Google acaba de anunciar o Trips, um novo aplicativo que serve como um planejador e guia de viagens para qualquer um que está explorando um novo lugar. As informações são do The Verge.

O app gratuito, que está disponível no Android e iOS , vai organizar as passagens de avião e reservas de hotel, além de oferecer guias editoriais de mais de 200 cidades e fazer recomendações personalizadas com base no seu histórico do Google.

O melhor de tudo: ele funciona off-line. O usuário pode baixar tudo para o seu smartphone antes de sair, poupando-se de ter que usar um plano de dados internacional caro. 

O Trip é o resultado de mais de dois anos de trabalho na melhoria dos produtos de viagens do Google, disse Richard Holden, vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa, em entrevista. Nos últimos meses, o gigante de buscas introduziu o Destinations, um recurso de planejamento de viagens dentro da busca móvel, e renovou seus recursos de pesquisa de hotéis e voos.

O aplicativo irá competir com serviços como TripIt, o app de planejamento de viagens da Concur. Porém o Trips é muito menos voltado para viagens de negócios que o concorrente, que oferece um serviço premium de US$ 49 a ano, que avisa inclusive quando um assento melhor se torna disponível no voo do usuário.

trips-google

Para utilizá-lo, o app requer que se faça login com uma conta Google. A partir daí, é possível organizar as passagens dos voos, informações do hotel, e até reservas de aluguel de automóveis. A seção “Need to Know” tem informações úteis sobre o translado do aeroporto para o centro da cidade, a moeda local e o que fazer em caso de uma emergência.

O app pode construir itinerários personalizados com base em quanto tempo o viajante ficará na cidade e destinos mais populares. É possível também selecionar um itinerário geral, como “72 horas em Londres” ou pesquisar mais fundo em guias que se concentram em compras, museus ou outras atividades. E cada guia pode ser editado para incluir outros destinos que o usuário gostaria de visitar.