O Google acaba de anunciar o lançamento do YouTube Go, um aplicativo que permite que usuários baixem e assistam a conteúdos da plataforma de vídeos offline. De acordo com publicação oficial da companhia, a necessidade de criar o app veio da dificuldade que muitos usuários têm ao redor do mundo, em especial na Índia, para assistir vídeos com a conexão de internet fraca.

“Por isso que eu e uma equipe de engenheiros, designers e pesquisadores temos viajado para a Índia, recolhendo ideias e testando protótipos com centenas de pessoas em 15 cidades. Eles nos ajudaram a construir um novo aplicativo para o YouTube mais rápido, mais relevante e mais acessível, com funcionalidades inovadoras”, diz Johanna Wright, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do YouTube, em publicação oficial.

O app foi construído a partir do zero para, nas palavras de Johanna, “trazer o YouTube para a próxima geração de espectadores”. O YouTube Go foi projetado para funcionar offline e trabalhar mesmo quando há pouca ou nenhuma conectividade.

youtube-go share

A função de visualização mostra detalhadamente a quantidade de dados que será utilizada para salvar ou reproduzir o vídeo, e em que resolução. O usuário também pode compartilhar seus vídeos para amigos próximos, sem o uso de quaisquer dados, a partir do Bluetooth.

Antes de abrir um conteúdo da plataforma, o aplicativo também dá ao usuário uma pequena visualização do vídeo em questão, para que ele decida se vai baixar ou não o vídeo usando a menor quantidade de dados possível. Por enquanto o YouTube Go está disponível apenas na Índia, mas, segundo Johanna, o app estará disponível para mais localidades nos próximos meses, e será lançado amplamente no início do próximo ano.