PUBLIEDITORIAL

Grandes marcas dentro e fora do Brasil, já entenderam que a palavra chave do marketing digital para as novas gerações é autenticidade. Essas marcas usam os próprios clientes para divulgar seus produtos e serviços, pois assim elas abrem um diálogo e conseguem se aproximar e gerar engajamento.

Entretanto, o grande desafio era como tornar isso automatizado e acessível, ou seja, como médias e pequenas empresas também conseguiriam tirar proveito dessa tendência?

Foi assim que nasceu a Squid, uma startup brasileira fundada no final de 2014 que foi reconhecida como uma das mais inovadoras do mercado por programas como Startup Brasil e Edital SESI SENAI de Inovação. A startup também foi a vencedora do DEMODay E-Commerce Brasil / Startupi by ShopBack na categoria “Soluções para E-commerce (fornecedores)”, garantindo uma viagem mais ingresso para uma Missão de Negócios no Vale do Silício em dezembro.

A Squid foi criada para automatizar vários processos dos departamentos de marketing, como: identificar e monitorar os influenciadores das marcas, além de gerenciar os conteúdos gerados por seus consumidores (ou UGC, user-generated-content) nas redes sociais, de forma a reaproveitar esses conteúdos com objetivo de diminuir gastos na produção e ainda aumentar o engajamento dos clientes.

Foram mais de 12 meses em “laboratório” – como os fundadores Felipe Oliva e Carlos Tristan gostam de falar – desenvolvendo a plataforma. A tecnologia por trás é capaz monitorar e coletar as fotos e vídeos que as pessoas geram nas redes sociais. Em seguida, as empresas conseguem distribuir esses conteúdos em diferentes canais, como por exemplo: inserir esses conteúdos on-site para aumentar a conversão, disparar e-mails marketing, criar campanhas de retargeting, entre outras funcionalidades, sempre usando conteúdos que os próprios consumidores geram para as marcas.

“Nossa proposta sempre foi a de tornar o marketing o mais autêntico possível e fazer da forma mais simples: utilizando os próprios clientes das marcas como embaixadores”, explica Felipe Oliva, CEO da Squid.

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“Não é apenas ‘coletar os conteúdos’ nas redes sociais – é sobre a comunidade que sua marca está construindo em volta de seus produtos e serviços. Ao coletar e publicar as fotos de seus clientes, você cria um diálogo com seus fãs. Esta forma de construção de marca estimula o envolvimento, lealdade e divulgação social.”, explica Carlos Tristan, CMO da Squid.

E os números comprovam a tendência: segundo pesquisa da Ogilvy, 80% das impressões de uma campanha de marketing vem de seu alcance social. Isso significa que existe ROI ao incentivar seus clientes a conversar e postar sobre sua marca.

Para facilitar a contratação, os clientes da Squid podem ter acesso às soluções individualmente, pagando uma mensalidade de acordo com suas necessidades:

SQUID Influencers – Identificação e gerenciamento dos influenciadores que mais impactam sua marca, inclusive os menores, que compõem uma cauda longa altamente relevante e mais barata. Assim, otimizamos seu Influencers ROI.

SQUID Promotions – Lançamento automático de campanhas promocionais (sem necessidade de auditoria ou burocracia da Caixa Econômica Federal) e com contato em tempo real dos participantes. A Glambox foi uma das primeiras a testar a solução e lança campanhas todos os meses com a Squid. Já foram mais de 6.000 fotos postadas e mais de 900.000 user actions (likes, comentários e compartilhamentos), comprovando um engajamento altíssimo.

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SQUID E-commerce – Vitrines de performance com conteúdo dos próprios usuários, garantindo alta conversão do e-commerce. A solução Squid Shopping customiza lojas no Instagram e alavanca resultados integrando conteúdos dos usuários.

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SQUID Events – Social Hubs de todas as interações que envolvem sua marca ou evento. Melhor solução para amplificar seu evento, reverberando no online.

Se marcas tinham dúvidas de como trabalhar alguma dessas verticais, com o apoio da Squid vai ficar muito mais fácil. Em pouco tempo, a startup já conta com um portfólio de grandes nomes: Ambev, Saint-Gobain, Mentos, Piraquê, Pandora, Passarela, Veritas, Glambox, Men’s Market, Mobly, Antix entre outras.