Meses após lançar seu serviço de VPN para desktop, o Opera acaba de anunciar o Opera VPN for Android que, como o nome já diz, é o serviço da empresa que disponibiliza a rede privada virtual também de forma gratuita e ilimitada para aparelhos com sistema operacional Android.

VPN, ou “virtual private networking”, é uma tecnologia que permite que as pessoas mascararem seus endereços reais de IP, roteando o tráfego de internet através de um servidor de terceiros.

“O aplicativo distingue-se de outras VPNs, oferecendo um serviço completamente livre – sem limite de dados, sem login necessário, recursos avançados de proteção de Wi-Fi e não há necessidade de uma assinatura”, disse Chris Houston, que dirige a divisão de VPN da Opera.

O novo aplicativo do Opera é simples de usar: basta baixar o aplicativo, abrir e conectá-lo à internet. Os usuários que queiram mascarar suas regiões podem optar por cinco localidades diferentes: EUA, Canadá, Alemanha, Holanda e Singapura.

O aplicativo também inclui algumas funcionalidades adicionais, tais como a capacidade de digitalizar redes Wi-Fi para a segurança e exibir o número de trackers de anúncios bloqueados durante um certo período de tempo.

O Opera VPN para Android já está disponível como um download gratuito na loja Google Play.