Prezado Senador José Agripino Maia,

Meu nome é Fábio Póvoa, sou empreendedor (cofundador da Movile, uma das mais bem sucedidas startups nacionais) e também professor de empreendedorismo e Lean Startup na Unicamp.

Convido-o a conhecer a disciplina no site do Instituto de Computação da Unicamp.

Durante meu MBA no Vale do Silício, em Berkeley, tive contato com as melhores práticas de ensino e capacitação empreendedora de inovação, em metodologia consagrada chamada de Lean Startup, por ter sido aluno de Steve Blank, hoje o mais respeitado pensador no ensino de empreendedorismo no mundo.

Ao retornar ao Brasil, em contato com o coordenador do IC Unicamp, tivemos a iniciativa de propor e ministrar a primeira disciplina eletiva sobre o tema, com conteúdo rico, prático, e apresentada por mim, um empreendedor com experiência prática e relativo sucesso.

Neste contexto, fiquei muito positivamente impressionado com Vossa iniciativa de propor a adoção do ensino do empreendedorismo, não apenas no Ensino Superior, mas também Fundamental e Médio. Há poucos temas de ensino tão relevantes e prioritários na capacitação de nossas crianças, jovens e estudantes para o mundo futuro, que tem o empreendedorismo, inovação e livre iniciativa como valores fundamentais, seja na abertura de novas empresas, seja no cotidiano de liderança dentro de empresas já estabelecidas (intraempreendedorismo).

Venho portanto agradecer-lhe, parabenizar-lhe, e me colocar à disposição para auxiliá-lo, e ao seu time, da melhor maneira possível para tornar esta Lei uma efetiva realidade aplicada ao universo educacional nacional.

Como iniciativa prática, estou desde já disponibilizando todo o material educacional compilado por mim, para ser livremente utilizado como ponto de partida para toda e qualquer universidade pública e gratuita, a fim de que os professores possam ter um ponto de partida na forma de slides e palestras ricas, em conteúdo e imagens, contemplando uma metodologia comprovada e validada nas minhas aulas na Unicamp. Tal conteúdo contempla Empreendedorismo como opção de Carreira, a diferença de Planos de Negócios e a metodologia Lean Startup, o que é uma Startup, entre outros temas relevantes, como Marketing de Performance, Experimentos de Tração, Como Levantar Capital, entre outros.

Adicionalmente, me colocarei à disposição, em contato com diversos Reitores, empresários de Sistemas de Ensino, Coordenadores de Ensino e outros participantes do nosso universo educacional, para formar iniciativas para capacitação dos professores e educadores que queiram utilizar tal material, compartilhando portanto não apenas slides, mas minha própria experiência em sala de aula.

Espero que esta iniciativa seja uma forma de facilitar e acelerar a adoção e implantação efetiva deste conteúdo, colocando na prática a obrigação tão oportunamente consagrada e proposta por Vossa Excelência em Lei.

Obrigado, e parabéns uma vez mais pela iniciativa pioneira, que prova que o exercício da política não se resume ao infeliz cotidiano de corrupção e malversação de recursos públicos.

Tomo a liberdade de publicar esta carta aberta, compartilhando-a também em mídia social, para que outros participantes do ecossistema empreendedor nacional possam também conhecer, e colaborar, com esta iniciativa conjunta.

Coloco-me desde já à Vossa disposição, e da sua equipe de assessores, para auxiliar de quaisquer outras formas que julgarem oportunas.

Atenciosamente,

Fábio Póvoa