A Telefônica e a Huawei, empresa global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assinaram um acordo de inovação conjunta para o desenvolvimento da 5G&NG-RAN, que representa mais um passo da cooperação 5G entre as empresas, iniciada em 2015.

Com o desenvolvimento da Internet móvel e da IoT, os usuários esperam por maior e melhor conectividade. Os diversos aplicativos, que requerem uma taxa de transferência alta, baixa latência e conexão massiva, precisam de uma revolução na atual rede celular. As operadoras e as empresas estão buscando maneiras para aumentar a cobertura e a capacidade da rede, reduzir o custo de sua operação e simplificar a manutenção, economizando energia e melhorando a eficiência e a flexibilidade.

“A Telefônica possui compreensão das futuras tendências da rede móvel, enquanto a Huawei está investindo nas principais tecnologias para habilitar a inovação 5G. A cooperação entre a Telefônica e a Huawei ajudará a construir um mundo melhor e mais conectado”, disse David Wang, Presidente de Rede Wireless da Huawei.

“Estamos muito felizes por chegar nesse novo acordo com a Huawei, mantendo a cooperação na 5G e na próxima geração RAN. A colaboração com a Huawei permite o compartilhamento de requisitos e experiências, além de focar no fornecimento das soluções nas redes avançadas”, acrescentou Enrique Blanco, Chefe do Departamento de Tecnologia do Telefonica Group.

A Huawei possui experiência de seis anos em pesquisa e testes de campo em 5G. A empresa se unirá com mais parceiros da indústria para criar um ecossistema 5G e transformá-lo em realidade.