Muitas pessoas, algum momento, já se sentiram incomodadas pelo fato de pagar por uma diária em algum hotel, mas ter utilizado apenas algumas horas. Ou, entre uma reunião e outra, ter que esperar em um café ou no aeroporto durante horas porque não tinha pra onde ir.

Foi pensando nessas situações que acontecem com frequência no dia a dia que o empreendedor Max Campos resolveu criar o Hotel Quando, a primeira plataforma brasileira de reservas online, que permite ao usuário reservar um quarto de hotel por horas, em vez de diárias. “É possível reservar um quarto nos melhores hotéis do Brasil por pacotes de 3, 6, 9 ou 12 horas e por um preço justo. Não tem motivo para se pagar por uma diária quando se precisa de um hotel por menos de 24 horas”, argumenta Max.

Um estudo elaborado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) aponta que o setor, que funciona no mesmo formato há décadas, planeja investir R$ 12,8 bilhões nos próximos seis anos. Com isso, serão 408 novos empreendimentos até 2020, um crescimento de 65%.

Já o número de quartos disponíveis passará de 94 mil para 164 mil, uma alta de 75% no mesmo período. “Notamos que existem várias situações em que hotéis poderiam ser utilizados e, consequentemente, evitariam a ociosidade dos seus espaços. Na sua própria cidade, por exemplo, acompanhantes de pacientes em hospitais podem querer alugar um quarto só para passar a noite, ou uma família pode aproveitar a piscina, academia, SPA dos bons hotéis por algumas horas, sem ter que pagar por uma diária”, diz o fundador.

primeira pagina

As grandes redes de hotelaria já perceberam que este é o caminho e estão aderindo rapidamente à proposta do Hotel Quando. Com um ano e meio de existência já são mais de 400 hotéis parceiros espalhados por todo Brasil. “O negócio é bom também para os hotéis, pois oferece diferencial competitivo, atrai novos hóspedes e permite rentabilizar ao máximo cada quarto, podendo até mesmo vendê-lo mais de uma vez ao dia. Ou seja, o Hotel Quando veio para resolver o problema dos hotéis e dos clientes que estão alugando os quartos ociosos a um preço justo para os consumidores que precisam apenas de algumas horas”, explica o investidor-anjo João Kepler, da Bossa Nova Investimentos, que investe e acredita no potencial do negócio.

Para o hóspede realizar reservas por horas, pode acessar o site do Hotel Quando ou baixar o aplicativo, que já está disponível na App Store e Google Play.