A Samsung está prestes a fazer um investimento substancial na BYD, um fabricante chinês de carros elétricos e baterias. Este investimento pode vir solicitado pelo mercado em expansão para a tecnologia da bateria em contínuo crescimento e forte concorrência de seus principais rivais, que também estão apostando em carros elétricos. As informações são do Computer World.

Os detalhes de investimento vieram a público pelo jornal Korea Economic Daily, alegando que a Samsung vai pagar 450 milhões de dólares por uma participação de 4% na BYD. Esta empresa confirmou mais tarde que eles estavam em negociações, mas ainda não tinha detalhou o tamanho do investimento.

“No futuro, os dois lados vão aproveitar as oportunidades oferecidas pelo rápido desenvolvimento da indústria global de veículos eléctricos e promover o desenvolvimento sustentável do negócio relativao a estes veículos”, disse um porta-voz da fabricante de carros. A BYD é uma empresa bem conhecida na China, uma vez que só no ano passado vendeu mais de 60 mil carros elétricos, um número que deverá duplicar até o fim de 2016.

A Samsung não é a única empresa de tecnologia que tem o objetivo de ganhar uma posição no mercado automóvel. Apple investiu recentemente um bilhão de dólares na Didi ChuXing, o maior serviço de táxi vindos China; também é amplamente conhecido o rumor de que a multinacional dos EUA poderia estar criando o seu próprio carro. Além disso, o Google está desenvolvendo um carro de condução autônoma e é muito comum ver protótipos de seu veículo em movimento pelas ruas de Mountain View.

fabricantes de automóveis tradicionais como a General Motors, Toyota e Nissan, também estão investindo em novas tecnologias para desenvolver carros elétricos e condução autônoma.