A febre Pokemón está tomando o mundo novamente. Na semana passada, a Nintendo e a Niantic lançaram o Pokémon Go, um jogo de realidade aumentada para smartphones em que os jogadores exploram o mundo real para recolher Pokémons, lutar contra outros jogadores, assim como no desenho animado que se tornou um fenômeno, lançado em 1995.

De acordo com informações do Business Insider, o jogo já foi instalado em mais smartphones Android nos EUA do que o app de namoro Tinder, que por si só é um enorme sucesso. Já na última sexta-feira, o Pokemón Go estava em 5,16% de todos os celulares Android nos EUA – contra pouco mais de 2% do Tinder.

vs-tinder

E não para por aí! De acordo com uma métrica diferente, o game ultrapassará em breve a rede social Twitter.

Acontecem diariamente medições de quantos usuários ativos um aplicativo tem em um determinado dia. E na mesma sexta-feira, pouco mais de 3% dos norte-americanos proprietários de Android estavam utilizando o jogo – contra cerca de 3,5% para o Twitter – com uma taxa de Pokémon Go crescendo rapidamente à medida que novos usuários continuar a instalar a aplicação.

v-twitter

Os dados mais recentes não estão disponíveis, mas Pokémon Go pode já ter ultrapassado Twitter.

O Tinder foi lançado em 2012, cinco anos atrás, enquanto o Twitter saiu em 2006 – uma década atrás. O jogo da Nintendo foi lançado na semana passada.

Este sucesso está causando alguns problemas para o aplicativo. Os usuários estão reportando falhas e erros frequentes, enquanto a Niantic pausou o rollout do jogo para países estrangeiros, o que significa que está oficialmente disponível apenas em os EUA, Austrália e Nova Zelândia. Existem soluções, no entanto, que permitem que o app seja instalado em outros países.

O sucesso do Pokémon Go, que foi construído pela Niantic, spin-off Google, subiu as ações da Nintendo 23% em um dia. É melhor salto de um dia da empresa desde os anos 1980 . A Nintendo é uma investidora nas empresas Niantic e The Pokémon Company, que administra a propriedade Pokémon.

screen shot 2016-07-10 at 9.09.35 pm

Os usuários estão gastando muito mais tempo na aplicação diariamente do que alguns outros aplicativos populares, incluindo WhatsApp, Instagram e Snapchat.

time-v-social