A partir desta segunda-feira, usuários saudosos do Orkut poderão conferir a nova plataforma do engenheiro Orkut Buyukkokten, criador da rede social que fez tanto sucesso no Brasil entre 2004 e 2014. A rede, chamada de Hello, que tem um layout muito parecido com o do Instagram, funciona completamente em português e, por enquanto, está disponível apenas para smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS e Android.

O Hello chega ao mercado brasileiro bem antes do esperado e funciona de uma forma diferente das demais: nela, os usuários escolhem até cinco interesses, de uma lista de 100 opções – as chamadas personas -, e as publicações que serão exibidas para usuários serão relacionadas a estes interesses, sendo elas publicações de amigos ou não, além de publicidade relacionada.

hello

A plataforma foi descrita pelo criador como “a primeira rede social construída através de amizades profundas, desenvolvida para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões”. Dentro do Hello há também games para os usuários conquistarem cada vez mais reputação e subirem nos rankings disponíveis, interagindo com a comunidade de usuários com interesses em comum através de publicações, comentários e quizz. Quanto mais interações as publicações tiverem, mais chances o usuário terá de se tornar um “líder de persona”.

Por enquanto, a plataforma funciona em estágio Beta no Brasil, além de já funcionar há mais tempo nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O cadastro no Hello é gratuito.