Pacotes de dados do celular podem ser caros e acabar rápido, enquanto as redes Wi-Fi podem estar frequentemente livres e serem mais rápidas. Por este motivo, o Google está lançando uma nova versão e o Maps, em breve, poderá trabalhar apenas em Wi-Fi. As informações são do TechCrunch.

maps2

O modo adicional pode ser encontrado nas configurações do app e substitui a opção “áreas offline”. Uma vez ativado, o Google Maps irá carregar a maioria das informações do mapa apenas através de sinais Wi-Fi, no entanto, como um aviso notifica os usuários, uma pequena quantidade de dados celulares ainda pode ser consumida.

Esta extensão do app permite que o usuário faça download do mapa de uma determinada região da cidade para que possa viajar sem a necessidade de internet. A partir desta nova atualização, o app também será capaz de sincronizar os dados já existentes na memória do smartphone com atualizações online, podendo avisar ao usuário caso haja alterações no trajeto a ser percorrido, como fechamento de vias.

Junto com a novidade de mapas offline, o aplicativo está também lançando notificações personalizáveis para atrasos de transporte público. Ao solicitar esta opção, o Gogle Maps mostra uma mensagem que informa ao usuário sobre atrasos das linhas de ônibus, trem ou metrô mais utilizadas pelo usuário.

maps1

Por enquanto, todas as atualizações estão disponíveis apenas para o sistema operacional Android, e estão sendo liberadas aos poucos, para alguns usuários. De acordo com o Google, em breve a nova versão do Maps estará disponível para todos, mas ainda não há previsão de quando será liberada para iOS.