Um mundo vasto e largamente inexplorado está sendo aberto por amadores que pilotam submarinos robóticos capazes de viajar centenas de pés abaixo da superfície de lagos, rios e oceanos. As informações são do The New York Times.
Eles se denominam como “cientistas cidadãos” e são dois jovens engenheiros: Eric Stackpole e David Lang, que criaram a OpenROV, uma pequena startup que constrói kits com drones submarinos, com sede em Berkeley, na Califórnia. Eles esperam recriar na água a mania atual por drones voadores.
Este mês, os pesquisadores da OpenROV alugaram uma casa de férias e a transformaram em um centro de comando para o mergulho inaugural de um protótipo da próxima versão de seu submarino Trident. O drone subaquático explorou os destroços do Tahoe, um navio afundado no século passado, que agora está a menos de meia milha da costa, em profundidades de até quase 500 pés abaixo da superfície do Lago Tahoe, que divide Califórnia e Nevada.
A OpenROV já vendeu mais de 3 mil unidades de seu submarino de primeira geração, que é capaz de navegar abaixo da superfície, ligado por um cabo fino e controlado por software rodando em um tablet ou smartphone. O novo Trident, que estará à venda em breve por US$ 1.499, irá viajar a velocidades de quase quatro nós debaixo d’água e terá uma câmera de alta resolução e um sistema de iluminação tão brilhante como faróis do carro. Ele vai operar a partir de uma boia de conexão sem fio.
Agora, a equipe de amadores espera que possa democratizar a ciência e aventura de explorar debaixo d’água, que tem sido anteriormente acessível apenas para alguém com os recursos de Robert Ballard, o oceanógrafo e explorador que investigou navios como o Titanic e o Bismarck, um navio de guerra alemão afundado nas fases iniciais da Segunda Guerra Mundial.
O objetivo dos exploradores é ter “muito mais olhos no oceano”, disse Lang, que trabalhava para outra startup antes de cofundar a OpenROV em 2012, com uma campanha Kickstarter.
Os fundadores da startup agora administram um site sem fins lucrativos, o OpenExplorer, para incentivar a sua comunidade de exploradores de drones submarinos a compartilhar os resultados de suas aventuras. “Na verdade, estamos legitimamente construindo a maior plataforma de observação oceano do mundo com pouco dinheiro”, disse Lang.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.