O portal imobiliário Properati, após receber um aporte de US$ 2 milhões dos grupos de investimento Neveq Ventures, NXTP Labs e Telor International Limited no mês passado, acaba de atingir a marca inédita de um milhão de imóveis anunciados em sua plataforma para venda e aluguel em todo o território nacional, consolidando-se como um dos principais sites de classificados de imóveis no País.

“Encontrar todas as opções de imóveis para compra ou locação num só lugar é um serviço muito valioso, e ao atingirmos essa meta, nos tornamos um portal que atende a essa demanda consolidada de mercado gerada pelo novo consumidor 2.0”, afirma Renato Orfaly, Country Manager do Properati no Brasil.

Ao bater a meta de milhão de imóveis cadastrados em sua base digital, o Properati agora pretende focar na expansão de suas bases nas capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, focos de investimento do mercado imobiliário.

Busca por mapas

Para aproveitar a ocasião, o portal lançou um sistema de busca por mapas que aprimora a experiência do usuário na procura por imóveis recém-lançados e em vias de lançamento. Pela ferramenta, o consumidor tem uma visão ampla da geolocalização dos novos imóveis colocados à venda no mercado, e filtra sua busca por área, estágio da obra (breve lançamento, lançamento, em construção e pronto), preços e datas.

“A função da busca por mapa ajuda o usuário a encontrar o imóvel desejado. Para tanto, é necessário que tenhamos o endereço completo do imóvel. Embora as imobiliárias não costumem passar o endereço preenchido de seus imóveis, esse movimento é crescente em nosso portal. Além disso, nesse caso a velocidade de venda e locação é maior porque o usuário já faz uma busca detalhada por filtros e foca nos imóveis que realmente estão dentro do seu perfil”, explica Orfaly.

Parceria com Hiperdados

Outra novidade é a parceria recém-fechada com a plataforma de inteligência imobiliária Hiperdados, acompanhada do lançamento de um novo indicador de referência nacional de preços de imóveis à venda e para aluguel no País, o índice Properati-Hiperdados.

A ferramenta compila informações sobre a variação mensal e anual dos preços médios dos imóveis colocados à venda e para alugar em todo o País, além de cruzar dados sobre tipos de imóveis, operações (venda e aluguel), perfil do consumidor, entre outros.

“O índice Properati-Hiperdados é um indicador de referência sem viés porque não mensura valores sobre uma quantidade limitada de imóveis contidos em pacotes de anúncios, mas toma como base de pesquisa todo um universo amostral de inúmeras imobiliárias espalhadas em território nacional”, explica Orfaly.

O portal imobiliário já totalizou o recebimento de US$ 4,2 milhões em investimentos na plataforma.