* Por Cláudia Mamede

Para tudo na vida é preciso ter foco. Lemos e ouvimos isso o tempo todo, mas o que isso realmente significa no nosso dia a dia? A nossa atenção precisa estar no que realmente é vital para a nossa vida: se você está doente, seu foco está na cura, se você tem um negócio, seu foco precisa estar no desenvolvimento dele. Mas como saber o que é vital ou o que é trivial na rotina, afinal, cuidar de um negócio não é uma rotina simples, envolve muitas tarefas, atividades, preocupações e principalmente soluções.

E como organizar isso? Separar o que é importante do que é urgente? Existe um exercício que faço sempre, e que as vezes usamos nas mentorias da RME, que é criar uma lista dividida em duas partes, mas com quatro etapas, que chamo de “lista da atenção”:

texto claudia

Parece fácil? Então tente! Não é tão simples quanto parece! Num primeiro momento, a lista do desfazer vai parecer curta porque não temos noção da quantidade de coisas que fazemos no automático, e que não precisaríamos fazer. Mas quando preenchemos a lista da Superação, o “estalo” aparece! Porque a percepção de que muitas coisas estão deixando de ser feitas, você volta para lista do desfazer e começa a pensar novamente!

Separar visualmente o que é Trivial e Vital na sua vida, e no seu negócio, é um ótimo exercício para manter o foco e aprender a ser organizar. E não existe nada mais importante para o empreendedor do que ter seu foco claro e tudo organizado. A ideia é que você exercite essas listas mensalmente.

Você vai ver como ela é “orgânica” e a cada mês suas prioridades mudam, aprimoram e melhoram. Não é só na academia que exercícios diários combinados com disciplina funcionam! A percepção que seu dia vai render e seu foco vai parecer bem mais claro será nítida! E afinal, a pergunta que fiz lá em cima mudará e você verá na prática que será: Onde você está perdendo a sua atenção?


Claudia Mamede Canal RME

Cláudia Mamede, jornalista, roteirista, escritora graduada em comunicação social com ênfase em Jornalismo pela PUCCAMP. Empreendedora há mais de 5 anos, ex-sócia da PitchCom, diretora, colaboradora e mentora da Rede Mulher Empreendedora desde a fundação e curadora da Virada Empreendedora e do Fórum Empreendedoras.