A SP Ventures, gestora de fundos de investimentos de Venture Capital, anuncia mais um aporte do Fundo de Inovação Paulista (FIP), registrando a entrada de nova companhia em seu portfólio. Trata-se da Lupeon, empresa que oferta plataforma tecnológica para gestão de fretes rodoviários, aéreos ou de correios. Ao todo, já são 12 empresas investidas pelo FIP, com aportes que variam de R$ 2 milhões a R$ 6 milhões.

A Lupeon foi fundada pelo empreendedor José Fernando Abreu, após mais de dez anos como executivo em companhia líder no segmento nacional de gestão e pagamento de fretes. Durante este período, Abreu identificou uma lacuna de mercado nos sistemas de gestão do setor, nenhum estava apto a auditar, conciliar e otimizar o processo de gestão e seleção de fretes.

Aos 32 anos, Abreu não resistiu e largou uma carreira promissora, e um salário de alto executivo, para realizar seu sonho: empreender. Hoje, a startup já conta com diversos clientes nos mais variados segmentos. A única exigência é que a empresa seja uma contratante frequente e recorrente de fretes. Num país onde mais de 70% do frete é transportado pelas rodovias, a Lupeon conta com um mercado endereço muito amplo. A empresa vem crescendo a taxas mensais tão aceleradas que os maiores desafios agora são recrutar profissionais na mesma velocidade em que a demanda de atendimento cresce.

“É surpreendente a quantidade de ineficiências que ainda permeia a contratação de fretes no Brasil. Em meio à crise, a Lupeon traz competitividade a embarcadores de médio e grande porte, suficientemente prejudicados pelas limitações infraestruturais do nosso país, reduzindo o ônus da contratação e gestão de fretes por meio de economias reais e imediatas“, comenta Francisco Jardim, Diretor Geral da SP Ventures.

A gestora de fretes é a nona empresa investida pelo Fundo Inovação Paulista. O FIP, idealizado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, conta com o apoio e recursos da instituição e também da FINEP, FAPESP, Sebrae-SP e CAF.  “O Fundo Inovação Paulista continua em busca de startups e empresas com soluções inovadoras, como a desenvolvida pela Lupeon, para impulsionar a competitividade e a economia do Estado de São Paulo”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.