Mais de 3 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras usam páginas no Facebook para se conectar com os seus clientes, fazer sua divulgação e aproveitar as ferramentas de marketing disponíveis para expandir suas vendas.

Para ouvir suas experiências de uso e aprender com elas, o Facebook criou um Conselho de PMEs e receberá em seu escritório, nesta segunda e terça-feira, dias 6 e 7, um grupo desses empreendedores para este primeiro encontro. O Conselho de PMEs será periódico e ocorrerá duas vezes ao ano.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Facebook é uma enorme oportunidade para pequenas e médias empresas porque é a vitrine virtual para os 105 milhões de brasileiros conectados todos os meses na plataforma. O Facebook já é uma parte importante na vida das pessoas, é onde buscam o que mais importa para elas e isso inclui produtos e serviços. Dos 105 milhões de brasileiros, 83% deles estão conectados com alguma PME.

“Milhares de brasileiros buscam no empreendedorismo uma maneira de prosperar, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam o Facebook diariamente para promover seus produtos e serviços, conversar com seus clientes, realizar negócios e gerar empregos. O Conselho de PMEs foi criado para que possamos ouvir as soluções diretamente dessas empresas, descobrir como podemos fazer para ajudá-las e onde precisamos melhorar. Estar próximo e compartilhando ideias, é a melhor forma de assegurarmos que nossa plataforma conseguirá atender as necessidades das PMEs e ajudá-los a crescer”, comentou a diretora de empreendedorismo no Facebook, Camila Fusco.

Os membros do Conselho têm acesso a palestras de diferentes executivos do Facebook e do Instagram e ao final de cada uma, é proposto um debate. Os empreendedores do Conselho de PMEs também receberão, no final do segundo dia, uma consultoria individual para aprimorar suas estratégias no Facebook.

As pequenas e médias empresas são a base da economia brasileira. Os 15 empreendedores foram escolhidos com base na representatividade de diferentes escalas de rendimento em seus negócios e também por diferentes níveis de maturidade de uso da plataforma.

Sheryl Sandberg, Chief Operating Officer do Facebook, publicou um depoimento em sua rede social sobre o evento: “Beth Viveiros sempre sonhou em abrir uma padaria. Dois anos atrás, ela deixou seu emprego e começou uma padaria em São Paulo.

95% das companhias no Brasil são pequenos negócios como o da Beth – e mais de um terço deles usa o Facebook para se conectar com seus clientes. Nós queremos ajudá-los a crescer, então hoje estamos realizando o primeiro evento do Conselho de PMEs no Brasil. Estaremos nos encontrando com pequenas empresas brasileiras para aprender sobre como nós podemos dar suporte a eles a medida que criam empregos e oportunidades para pessoas no país.

Quando pequenas empresas têm sucesso, todo mundo ganha. Estamos ansiosos para aprender com esses negócios no Brasil – e construir novas coisas juntos”, finaliza Sheryl.