* Por SambaTech

Uma empresa, mesmo que tenha começado com pouca gente e adote um modelo de comunicação empresarial aberto, transparente e que preze pela interação, com o passar do tempo, o aumento da equipe, complexificação de atividades e processos, ela pode acabar ficando mais pesada, burocrática e perder sua dinamicidade e eficiência comunicacional do início.

Por isso, é necessário investir em técnicas e ferramentas que facilitem a circulação de informações na empresa e que façam com que a comunicação seja sempre eficiente.

Entenda o porquê:

Uma boa comunicação integra as diferentes equipes da empresa

Você com certeza já trabalhou ou ouviu falar de uma empresa em que a equipe de Tecnologia não dê certo com o Marketing, ou em que o Financeiro viva implicando com os gastos do RH – que ele considere desnecessários. Na maioria das vezes, esse tipo de situação acontece, porque não há uma boa integração entre os times da empresa, então ninguém compreende a importância do trabalho do outro.

Em termos estratégicos, esse tipo de coisa pode gerar problemas, como dificuldade de trabalhar em conjunto, erros no desenvolvimento de projetos, insatisfação das pessoas com o ambiente de trabalho e mais. Uma boa comunicação pode ajudar a resolver o problema.

Evita mal entendidos e retrabalho

Relacionado ao problema anterior, as falhas em sua comunicação podem gerar diversos mal entendidos entre as equipes e problemas na transmissão de informações. Isso pode acabar resultando em problemas no desenvolvimento de projetos da empresa.

Uma equipe alinhada, que trabalha junto e consegue se comunicar de forma rápida, dinâmica e eficiente, consegue desenvolver os projetos de forma mais satisfatória e sem necessidade de ficar fazendo correções.

Você ganha em produtividade e deixa seus colaboradores e clientes mais satisfeitos!

Garante a satisfação do cliente

E falando em satisfação do cliente, não há como deixá-lo mais satisfeito do que entregando um serviço de qualidade, de acordo com aquilo que ele solicitou.

Com uma boa comunicação você consegue fazer com que sua equipe trabalhe melhor e mais alinhada aos desejos e necessidades do cliente, conectando as duas pontas e estabelecendo interação em todos os níveis.

Ajuda na gestão do conhecimento

Se você tem uma equipe que consegue trabalhar em harmonia, alinhada aos desejos e necessidades do cliente, e que toca seus projetos de forma conjunta, dinâmica e organizada, as chances de ela gerar conteúdo de qualidade sobre ele para auxiliar nas próximas situações parecidas é muito maior.

E com isso, você garante não só que exista um bom arquivamento de documentos e dados em sua empresa, mas também se prepara para lidar com outros projetos semelhantes no futuro e ganha em autoridade e experiência.

E como ter uma boa comunicação?

Agora você já compreende os benefícios de uma boa comunicação, não é? Porém, como fazer com que ela aconteça dentro da sua empresa?

O primeiro passo é garantir que as equipes estejam abertas à comunicação e entendam a sua importância. Isso vai fazer com que as barreiras entre elas comecem a desmoronar e que cada um tenha espaço e abertura para se comunicar com o outro. Seu setor de Recursos Humanos pode ajudar nessa parte, organizando treinamentos, encontros e palestras sobre o tema.

É necessário também investir em ferramentas e técnicas que facilitem o processo comunicacional entre os diferentes colaboradores da empresa. Faça uma lista do que você tem disponível, como redes sociais, encontros presenciais, comunicação online, mural, e descubra quais serão mais eficientes para a integração na realidade da sua empresa. Utilizar um canal interno para compartilhamento de vídeos pode ser uma ótima solução, na medida em que esse tipo e comunicação é mais rápida, dinâmica e ainda consegue aproximar as pessoas em uma empresa.

Lembre-se apenas de que, seja qual for a técnica usada, é importante garantir que ela ofereça segurança e estabilidade para as informações que forem compartilhadas por seus funcionários, por se tratarem de conhecimento estratégico, que pode colocar em risco seu negócio, caso seja divulgada ou acessada por pessoas indevidas.

Por fim, você precisa que a comunicação seja realizada de forma integral, sem ruídos e que não haja nenhum impedimento para que ela aconteça. Nesse ponto, novamente, usar vídeos online é extremamente interessante, na medida em que as pessoas podem se conectar de onde quer que estejam e de forma muito mais completa do que quando usam a linguagem escrita, por exemplo.

Manter uma boa comunicação em seu ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios e ajudar a melhorar pontos estratégicos como clima organizacional e produtividade.

Ao contrário do que pode parecer, não é muito difícil manter uma boa comunicação no ambiente de trabalho, independentemente do tamanho da sua equipe ou sede. Você só precisa apostar nas ferramentas certas e garantir que esse quesito seja uma prioridade em sua organização.


Samba TechEleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, a Samba Tech ajuda centenas de empresas a se comunicarem melhor através de vídeos online. As soluções cuidam de todo o processo de gestão de um vídeo, desde o momento em que ele sai da câmera até ser distribuído para qualquer dispositivo conectado à internet, levando o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, democratizando o acesso à informação com segurança e qualidade.