*Por Anna Lebedeva

Se existe alguma coisa que os criadores de startups querem mais que clientes, é publicidade. Eles querem mais mentions, referências e links de TechCrunch, Forbes, Entrepreneur, Mashable, e muitos outros.

Não é de se estranhar que os jornalistas desses sites recebem milhões de pedidos para garantir um mention em um dos artigos.

Porém, um único mention, mesmo vindo de um blog tão renomado quanto os acima listados, não terá um efeito tão grande no seu marketing, como você poderia pensar. Claro, algumas pessoas podem visitar seu site. Algumas podem até lembrar seu nome. Mais esse feito vai evaporar bem rápido. Vou te mostrar 6 estratégias, que vão te ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca.

Estratégia 1 – Aposte nas conexões com líderes de opinião do seu mercado

O marketing de influenciadores está muito em alta entre os profissionais de marketing, e não é por acaso. Por exemplo, a chance de consumidores confiarem em uma empresa nova, recomendada por alguém cuja opinião eles conhecem e respeitam, é maior. De acordo com pesquisa da Tomoson, empresas faturam até USD 20,00 por cada dólar gasto com marketing de influenciadores. E 51% das empresas admitem que o marketing de influenciadores traz melhores resultados do que outros canais.

Sempre procuro usar essa estratégia de entrar em contato e desenvolver as relações com líderes de opinião. Nossos esforços resultam em cobertura nas mídias de qual não ousávamos nem sonhar!

Mas sempre começamos com pequenos passos. Ao invés de tentar fazer um influenciador participar numa campanha promocional grande, começamos com projetos pequenos, por exemplo, pedimos dar umas dicas para nosso público.

Estratégia 2 – Promova sua startup nos principais eventos do seu mercado

Eventos oferecem uma oportunidade incrível de aprender algo novo, inspirar-se nos líderes do mercado, manter-se atualizado e aprender coisas novas, mas eles também dão uma chance de promover sua startup. Eventos permitem encontrar seu público, clientes e influenciadores pessoalmente, construir laços, e começar relações que podem ser vantajosos no futuro.

Seguem algumas dicas de como usar os eventos para RP:

  • Sempre crie um perfil do visitante
  • Escolha algumas apresentações relacionadas ao seu produto ou marca, pesquise o assunto e prepare questões para fazer durante a sessão de perguntas e respostas. Você pode ser notado por influenciadores, além disso, a sua pergunta te dará abertura para conversar com eles mais tarde no lobby.
  • Agende encontros com pessoas interessantes antes do evento. Entre em contato e peça dois minutos do tempo deles. Explique as razões que te fizeram procurar esse encontro, que beneficiará a todos.
  • Entreviste pessoas. Muitos líderes do mercado ficarão felizes de falar mais sobre o tema de apresentação deles e dar dicas, sabendo que os conselhos deles serão publicados online.
  • Procure uma oportunidade para fazer uma apresentação. Nada é tão vantajoso quanto falar em público.

Bônus: se o seu orçamento não te permitir visitar os eventos grandes, procure eventos online para participar e fazer apresentações. Esses eventos normalmente têm política de convidados menos rígida e você não precisa ser famoso para se apresentar. Mostrando que você é especialista no assunto e escolhendo um tema interessante, não terá problema nenhum em chamar atenção ao seu projeto.

Estratégia 3 – Aposte no seu blog

Tenho certeza que você já ouviu todos os argumentos possíveis a favor de ter um blog da sua empresa. Mas o mais importante é que mais e mais jornalistas monitoram os blogs diariamente para encontrar histórias e informações interessantes.  Publicando o conteúdo relevante, você consegue entrar diretamente nas mídias.

Planeje e elabore seu conteúdo sempre pensando nas necessidades do seu público-alvo. Uma das melhores ferramentas que você pode utilizar para criar bom conteúdo é Google Analytics. É importante aprender mais sobre seu público-alvo, descobrir o que eles querem ouvir de você e o que vai te fazer conectar melhor com eles. E não se esqueça de distribuir seu conteúdo em todos os canais de marketing!

Estratégia 4 – Ofereça conteúdo relevante aos jornalistas

Concordamos que é bem difícil convencer um jornalista a escrever sobre sua marca ou produto. Mas você pode providenciar conteúdo relevante incentivando os jornalistas a publicar.  Você pode oferecer opinião sobre tendências do mercado, compartilhar experiência pessoal, providenciar dados exclusivos, que podem ser convertidos em infográficos, caso o jornalista te peça conteúdo visual para enriquecer o artigo.

Jornalistas ficam sempre a procura de fontes de conteúdo de qualidade, e se você os ajudar nessa tarefa tem grandes chances que eles mencionem sua startup.

Estratégia 5 – Use plataformas de Crowdfunding

Quando você pensa em empresas como a Kickante, por exemplo, você provavelmente  imagina as ideias inovadoras que eles ajudam a trazer ao mercado. Porém sites de crowdfunding também podem te ajudar a ganhar publicidade para sua startup. Como? Apresentando seus produtos novos para centenas de consumidores potenciais.

Foi assim que muitas startups alcançaram o sucesso lançando a ideia em crowdfunding e depois aproveitando para investir em cobertura de mídia.

Estratégia 6 – Envie Guest Posts para os Sites Populares

Preciso admitir que fazer guest posts é um truque antigo do livro de RP, mas ele funciona, especialmente porque guest posts são beneficiam mutuamente o blog e a startup.

Startup ganha uma oportunidade de divulgar o nome, oferecendo dicas úteis para pessoas que podem tornar-se clientes. O blog ganha conteúdo escrito de um ponto de vista novo, acrescentando algo novo ao site.

Para concluir, queria deixar um conselho prático. Rastreie os mentions da sua marca, fique de olho nas atividades de RP dos seus concorrentes, descubra qual conteúdo deles teve mais sucesso e os utilize nas suas campanhas.

*Anna Lebedeva  é PR Manager da SEMrush