* Por Conube Contabilidade Online

Quer sobreviver e prosperar como empresário e no mundo dos negócios? Então é preciso agir com o máximo de planejamento para não cometer erros que podem ser fatais para sua empresa. Em um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, tomar as decisões corretas desde o início das suas operações é o que fará a diferença entre um projeto vencedor e um fadado ao fracasso.

Nesse artigo, vamos mostrar algumas armadilhas que sua empresa deve evitar desde os primeiros passos para se destacar e prosperar para não deixar seu empreendimento morrer, muitas vezes antes mesmo de nascer. Confira!

1.    Não ter um plano de negócios

Existem várias maneiras de se obter sucesso no mundo dos negócios, mas todos eles começam com uma palavra: planejamento. Pouco adianta você ter uma equipe incrível, experiência de mercado ou mesmo recursos tecnológicos se você não for capaz de planejar os passos que seu empreendimento deverá dar. Por isso, antes de abrir sua empresa, fazer um bom plano de negócios é fundamental para que você avalie a real capacidade de crescimento, levando em conta aspectos financeiros e administrativos.

2.    Descuidar das finanças

O foco de todo novo empreendedor costuma ser a qualidade dos seus serviços e produtos ou mesmo no atendimento do cliente. Por outro lado, o cuidado com a parte administrativa e financeira ou mesmo entender o regime tributário adotado pela sua empresa tende a ser visto como uma tarefa maçante ou burocrática, e acaba sendo relegada a um segundo plano.

Esse tipo de erro é relativamente comum e acaba em resultados desastrosos: você terá problemas com contas atrasadas, impostos excessivos e dificuldade em lidar com o seu fluxo de caixa. Uma boa alternativa para fugir dessa armadilha é fazer uma parceria com uma empresa de contabilidade, que te ajudará a cuidar melhor das suas contas.

3.    Não se preocupar com a concorrência

Não tem como negar que inovação é uma palavra-chave para o sucesso. Por isso, não saber sobre quais produtos e serviços estão sendo adotados ou desenvolvidos pela sua concorrência é ficar um passo atrás no mercado, levando sua empresa a perder espaço e clientes. É de fundamental importância ter foco no seu próprio desenvolvimento, mas ignorar o movimento dos seus concorrentes é se colocar em uma posição vulnerável e de clara desvantagem.

Saiba tudo sobre as empresas que atuam na mesma área que você: preços, prazos, tecnologias e sistemas utilizados e modus operandi. Para saber mais sobre o monitoramento da concorrência, leia este artigo!

4.    Desconhecer o seu público-alvo

Você pode ter uma grande experiência de mercado, uma equipe bem preparada e um produto em desenvolvimento que você considera genial. No entanto, nada disso será de grande valia se não for reconhecido por quem importa: os seus clientes.

Ter um conhecimento profundo do que o seu público-alvo está procurando e anseia encontrar é a maneira mais segura para que sua empresa direcione seus esforços, ou seja, a vontade do cliente deve ser o norte do seu trabalho. Por isso, não deixe de fazer uma boa pesquisa de mercado, entenda os problemas dos seus potenciais compradores e desenvolva soluções assertivas para esses desafios. Só assim você será capaz de criar produtos e serviços de rápida aceitação e absorção pelo mercado.

5.    Não buscar uma ajuda especializada

Foi-se o tempo em que os negócios eram iniciados sem uma ajuda externa, apenas na base do conhecimento individual do empreendedor. Buscar ajuda de um profissional de contabilidade, por exemplo, antes de definir a forma jurídica ideal, ou de um advogado antes de formalizar um contrato de sociedade, é recomendável e evitará desgastes como a dissolução precoce de uma empresa por questões burocráticas ou até mesmo surpresas com dispêndios tributários impróprios.

Faça com que seu empreendimento seja equilibrado, contando com o apoio de profissionais de diversas áreas que darão mais estabilidade e garantirão o de seu negócio!

Se você ainda está com alguma dúvida sobre a abertura de empresas, deixe aqui nos comentários.


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