Um skate elétrico multifuncional que se transforma em mochila para ser carregado nas costas para qualquer lugar, mostra como a tecnologia pode resolver problemas de mobilidade urbana e ainda ser útil mesmo fora de movimento.

Com essa proposta, a startup brasileira Movpak, já com quase tudo pronto para começar a produzir, participa pela segunda vez de um projeto de financiamento coletivo. A campanha começou no dia 10/05 pelo IndieGogo, uma das maiores plataformas internacionais de financiamento coletivo, e vai até 09/06. A empresa esperava reunir US$ 50 mil, em um período de 30 dias, mas acaba de ultrapassar a marca de 230% da sua meta da campanha de financiamento.

O Movpak roda com pequenos e potentes motores embutidos nas rodas, que podem ser recarregados em tomadas comuns. Com a bateria cheia é possível percorrer aproximadamente 15 km. Sua aceleração é determinada por um controle sem fio, podendo chegar a 24 km por hora. Para guardar, basta encaixá-lo na mochila acoplada. O Movpack pesa apenas 7 kg e possui ainda compartimentos para guardar outros objetos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Redesenhamos o design do modelo e acrescentamos uma série de novos recursos tecnológicos. A ideia é que o veículo rompa a barreira das ruas e possa ser utilizado mesmo parado”, informa Hugo Dourado, um dos criadores do Movpak.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além de funções que já existiam na primeira versão, como saída USB para carregar celular, as novidades incluem rastreador, carregador de telefone e tablets (tanto USB como sem fio nesta edição), iluminação dentro da mochila – que vira também uma lanterna -, sistema bluetooth de comunicação com dispositivos móveis e viva-voz. “Como nos sistemas iOS  e Google Now, a tecnologia possibilita o usuário enviar mensagens de texto, e-mails ou até perguntar a previsão do tempo, por exemplo, apenas falando enquanto anda em seu skate, além de permitir que o usuário escute música”, explica Dourado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Segundo o idealizador do Movpak, o preço acessível é um dos destaques da campanha. “Mesmo com o acréscimo das novas funcionalidades, vamos disponibilizar o produto por US$ 599 para os primeiros compradores, valor bem abaixo dos US$ 1.200 que ele deve chegar no mercado”, diz o criador da startup.

Para participar da campanha, basta fazer o cadastro no site e clicar em comprar o equipamento ou financiar o crowfunding com a quantia que desejar.