A parceria da Tata Consultancy Services (TCS), empresa de serviços de tecnologia da informação (TI), consultoria e soluções de negóciose com a Siemens, visa expandir e melhorar a análise de Big Data para a indústria de manufatura mundial.

A unidade de negócios da Siemens de software para gestão do ciclo de vida de produtos (Product Lifecycle Management – PLM) apoiará os especialistas em Big Data da TCS para que possam fazer uso eficaz da solução Siemens Omneo™ Performance Analytics. Utilizando a análise de Big Data da Omneo, que é oferecida sob a modalidade de software como serviço (SaaS) na nuvem, as empresas de manufatura serão capazes de revelar a inteligência de desempenho dos produtos que lhes permita identificar e resolver problemas complexos em segundos ao invés de dias.

A Omneo cria uma imagem completa do Big Data associada ao desempenho dos produtos, conectando, unificando e contextualizando fontes de dados – como PLM, ERP, sistemas de execução de manufatura (Manufacturing Execution Systems – MES), sistemas de gestão da qualidade (Quality Management Systems – QMS) e CRM – em um hub facilmente acessível.

“Por meio de sua capacidade de analisar grandes combinações de dados em segundos, nossa solução Omneo pode ajudar os clientes a revelar a inteligência oculta que aponta a origem dos problemas dos produtos”, diz Tony Hemmelgarn, vice-presidente executivo de vendas, marketing e prestação de serviços da Siemens PLM Software. “Combinando o poder dessa solução baseada na nuvem e nossa expertise em PLM com os serviços de TI, consultoria, negócios e Big Data de classe mundial da TCS, podemos ajudar mais fabricantes no mundo a usar o Big Data para melhorar significativamente a eficiência do desenvolvimento de produtos e a inovação”, complementa o executivo.

A experiência da TCS com a plataforma Omneo garantirá amplo domínio e conhecimento tecnológico capazes de acelerar o processo de engenharia e enriquecimento da plataforma. Essa colaboração vai desenvolver ferramentas estatísticas e aceleradores de soluções para setores específicos, a fim de simplificar e automatizar processos associados à inteligência de desempenho dos produtos.

“A ascensão das tecnologias digitais, incluindo Big Data e Internet das Coisas, está produzindo mudanças radicais no setor de manufatura”, afirma Regu Ayyaswamy, chefe global de serviços de engenharia e industriais da Tata Consultancy Services. “Tecnologias como a Siemens Omneo têm potencial para revolucionar o setor de manufatura, dando às empresas a capacidade de rastrear e monitorar o desempenho dos produtos e reagir de acordo”, finaliza Regu.