O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou hoje, 10, o decreto que reconhece o transporte individual privado por meio de aplicativos, que é o caso do Uber. Segundo a prefeitura, os serviços de aplicativo pagarão à prefeitura créditos por quilômetro rodado quando o motorista estiver com passageiro, em um valor que será, em média, de dez centavos.

Uma das novidades desta regulamentação é que o motorista que optar por trabalhar na modalidade de aplicativos não precisará de alvará. A decisão vale somente para os carros que tenham placas comuns e não especiais, como é o caso dos táxis. De acordo com Haddad, a decisão beneficiará cerca de 5 mil motoristas que hoje trabalham com aplicativos como o Uber.

De acordo com informações da Reuters, o decreto afirma que os motoristas dos serviços de transporte via aplicativo deverão fazer cursos específicos e conduzir veículos de até oito anos de idade. O documento assinado hoje também prevê mais duas modalidades de serviços de transporte: carona solidária, que é o caso de startups como a BlaBlaCar, e compartilhamento de automóveis sem condutor.

“Essas duas medidas são fundamentais para elevar a quantidade de passageiros por veículo, o que gera enorme impacto positivo na mobilidade da capital. Fica atendida a lógica de mais pessoas em menos carros”, disse a prefeitura em nota à agência de notícias.

Em nota oficial, o Uber diz que o decreto do prefeito paulistano foi um avanço para a cidade e para o aplicativo. “Hoje tivemos o primeiro passo para garantir que aplicativos que fazem a intermediação de viagens por meio de tecnologia tenham um lugar na cidade. Seguimos com nossa missão de oferecer, ao simples toque de um botão, uma opção de mobilidade acessível e eficiente para todos”, diz a publicação oficial.

Crescimento

Operando há cerca de dois anos em São Paulo e se expandindo cada vez mais pelo Brasil, o Uber anunciou recentemente o perfil Uber Familiar, onde os usuários podem compartilhar o mesmo método de pagamento. A novidade já está disponível para todas as 11 cidades onde o Uber funciona no Brasil.