A HP Inc. pretende apostar na próxima geração de empreendedores. A empresa, constituída pelas operações de computadores e impressoras pessoais do Hewlett-Packard Co., anunciou esta semana o lançamento do HP Tech Ventures, braço de investimento que visa ajudar startups e o desenvolvimento de tecnologias que poderiam ajudar seus negócios. As informações são do Wall Street Journal.

O anúncio da HP foi principalmente uma formalidade. O grupo de investimento, que já estava operando silenciosamente, cresceu a partir de atividades iniciadas antes da separação do Hewlett-Packard concluída no início de novembro, disse Shane Wall, diretor de tecnologia da HP.

O grupo terá como alvo, áreas como a impressão 3D, realidade virtual, inteligência artificial, tecnologia wearable e Internet das Coisas, disse Wall. “Temos apostado em investimentos que nos ajudem a acelerar um negócio atual, ou que estão agora no laboratório”, disse ele.

O grupo de investimento terá equipes em Palo Alto, na Califórnia e em Tel Aviv, cidade israelense que é o lar de algumas das principais operações da HP, bem como um grande centro de startups e capital de risco, disse Wall. HP Tech Ventures será liderada por Andrew Bolwell, um executivo da HP, que se reportará a Wall.

Tal atividade de investimento das empresas não é novidade. O exemplo mais conhecido no Vale do Silício é Intel Corp., braço de capital de risco, que tomou participações em mais de 1.400 empresas desde 1991.