* Por Reuters Brasil

Um tribunal dos Estados Unidos concedeu ao Google uma importante vitória em uma longa disputa sobre direito autoral travada pela empresa contra a Oracle sobre o sistema operacional Android.

O tribunal decidiu de maneira unânime que o uso pelo Google da plataforma de desenvolvimento Java, detida pela Oracle, para criar o Android é protegido sob a cláusula de uso justo, prevista pela legislação de direito autoral. A Oracle pedia do Google indenização de 9 bilhões de dólares.

A Oracle afirmou que viu muitas brechas na decisão para apelar e que vai fazer isso. “Acreditamos fortemente que o Google desenvolveu o Android ao ilegalmente copiar a tecnologia central Java para ingressar no mercado de dispositivos móveis”, afirmou o defensor da Oracle, Dorian Daley, em comunicado.

Já o Google afirmou em comunicado que a decisão é “uma vitória para o ecossistema Android, para a comunidade de programadores Java e para desenvolvedores de software que dependem de linguagens de programação abertas e livres para criarem produtos inovadores”.