Essa semana o Google lançou um novo aplicativo para dispositivos iOS, chamado Gboard, que coloca o poder da pesquisa Google diretamente no teclado dos dispositivos móveis. O app não só permite uma maneira fácil de usar a pesquisa do Google, como também oferece digitação swype, que possibilita que você digite palavras mais rapidamente graças a forma como ele funciona, apenas arrastando o dedo por cima das letras para formar as palavras e ainda, acesso a GIFs. E isso inclui acesso fácil às funções de teclado comuns, como emoticons e previsões de palavras. As informações são do TechCrunch.

A característica mais interessante deste teclado é sua integração direta com os serviços do Google. Ao tocar no ícone “G”, o usuário é capaz de procurar imediatamente algo no Google sem sair do seu teclado e nem precisar abrir outro aplicativo. Isso permite que o usuário procure facilmente coisas como horários de voos, notícias, restaurantes, tempo e muito mais a partir do seu teclado, em seguida, basta tocar para colar as informações nas conversas.

Quando tocada, a mensagem com a informação pesquisada, é direcionada imediatamente para a conversa do usuário, e-mail ou bloco de notas. A mensagem é colada com hiperlinks, para que se possa abrir uma localização diretamente no Google Maps, telefone ou realizar uma pesquisa na web para o item em questão, entre outras coisas.

https://2.bp.blogspot.com/-ALxOB9Ab_9A/VzQuQB1vl5I/AAAAAAAASRo/0gE-Dij5TIEvUIY3zDcvQtivBEQ23VkuwCLcB/s1600/gboard_gif_regularSearch.gif

Foto: Divulgação

“Queríamos trazer o melhor do Google para Gboard, então você verá Maps, Tradutor, imagem e vídeo de busca, notícias e outros”, diz Rajan Patel, chefe da equipe de produto que desenvolveu o Gboard.

Além de tudo, o app é capaz de pesquisar GIFs. Para encontrar um GIF, é necessário tocar no ícone emoji do teclado, que permite o acesso a emojis comuns ou busca de GIFs, através de um botão na parte inferior da seção. A partir daí, é oferecido ao usuário uma seleção de categorias de GIFs, como “high five”, “polegares para cima”, “dar de ombros” etc. É possível também procurar um GIF usando palavras-chave. Ao encontrar a imagem animada desejada, o usuário toca nele e o GIF é copiado automaticamente, podendo ser colado nas conversas.

O Google também fez uma melhoria interessante usando emoticons. Em vez de ter que rolar manualmente as várias telas do emoji, você pode procurar por um termo como “dança” ou “vinho” e o aplicativo retornará o emoji correspondente.

Uma grande desvantagem de usar o teclado do Google sobre o padrão da Apple é que ele não pode incluir um microfone para ditado. Apple não permite que teclado de terceiros ofereçam esta função. Isso significa que não será possível usar “OK Google” ou ativar por voz a Siri, por exemplo. O novo aplicativo está disponível gratuitamente hoje, mas apenas em Inglês, mas no futuro, estarão disponíveis outros idiomas.