Nesta quarta-feira (18), o Google realizou o seu maior evento anual, o Google I/O. Realizado na Califórnia, a reunião serviu como palco para que a empresa anunciasse grandes novidades que preparou ao longo dos últimos 12 meses.

“Em um mundo em que o celular se tornou o controle remoto do nosso dia a dia, a missão do Google de ‘organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis’ é mais verdadeira e importante que nunca”, destaca Sundar Pichai, CEO do Google.

Veja a seguir as novidades:

Google Assistente

Quando pensamos na experiência de busca no Google hoje em dia, um painel com informações úteis sobre o vírus zika ou um alerta avisando que seu voo está atrasado, é impressionante ver o progresso desde os tempos dos 10 links azuis. Muitos desses avanços se devem ao aprendizado de máquina (machine learning) e à inteligência artificial, mais especificamente em áreas como o processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz e tradução. Esses foram os elementos que ajudaram o Google a desenvolver uma experiência cada vez mais útil e assistiva para os usuários. São os ingredientes que fazem do reconhecimento de fala do Google o mais preciso no mundo, e que permitem que você tire uma foto de uma placa em chinês e a veja traduzida para o português.

As pessoas estão interagindo com o Google de forma cada vez mais natural; e não estão apenas procurando por informações, mas sim esperando que o Google as ajude em suas tarefas diárias. Por isso, eles criaram o Google Assistente.

O Assistente estabelece um diálogo constante entre você e o Google, que entende seu mundo e te ajuda a realizar tarefas. Ele torna mais fácil comprar ingressos de cinema quando você já saiu de casa, ajuda a encontrar aquele restaurante perfeito para sua família tomar um lanche antes do filme e também a chegar ao cinema.

O Assistente é uma experiência que vai funcionar sem dificuldades em vários dispositivos e contextos. Você pode pedir a ajuda do Google em qualquer lugar. Essa novidade é baseada em todos os anos que o Google passou investindo para compreender profundamente as perguntas dos usuários. (O recurso estará disponível primeiro em inglês e ao longo do ano para outros línguas).

Outros produtos que você poderá aproveitar com o Google Assistente:

Google Home

O Google Home é um produto ativado por voz que leva o Google Assistente a qualquer cômodo da sua casa. Ele permite consumir entretenimento, gerenciar tarefas cotidianas e ter respostas do Google, por meio de conversas. Com um simples comando de voz, você pode pedir ao Google Home para tocar uma música, ajustar uma contagem regressiva para o forno, conferir seu voo ou acender as luzes. O design dele foi pensado para combinar com sua casa, com opções de suportes personalizáveis em cores e materiais diferentes. O Google Home será lançado ainda este ano.

Allo e Duo

O Allo é um novo aplicativo de mensagens com o Google Assistente incorporado para que você possa interagir diretamente com ele em seus bate-papos, sozinho ou com os amigos. Como o Assistente entende seu mundo, você pode pedir itens como a agenda do dia ou fotos da sua última viagem. Se estiver planejando um jantar com amigos, você pode pedir para que o Assistente sugira restaurantes próximos. E tudo isso em uma única conversa.

O Allo inclui o Smart Reply, resposta inteligente, que sugere respostas para mensagens com base no contexto e inclui maneiras divertidas para tornar seus bate-papos mais expressivos, incluindo emojis, stickers e a possibilidade de modificar suas fotos. Também conta com o modo anônimo, que oferece criptografia de ponta a ponta, notificações discretas e prazo de expiração de mensagens.

Já o Duo, é um aplicativo integrado para videochamadas entre duas pessoas. Seu objetivo é tornar as videochamadas mais rápidas e confiáveis, mesmo em redes mais lentas. Existe também um recurso chamado Knock Knock, que mostra um vídeo ao vivo do autor da chamada antes que você atenda. O melhor de tudo, é que tanto o Allo quanto o Duo, se baseiam no seu número de telefone, assim você pode se comunicar com qualquer pessoa, independentemente se ela usar Android ou iOS. Os dois aplicativos estarão disponíveis no 3º trimestre.

duo
Android N, Wear, realidade virtual e aplicativos instantâneos

Durante o evento, O Google também compartilhou detalhes sobre o que está por vir no Android N, incluindo melhor desempenho de gráficos e efeitos, redução no consumo de bateria e memória, downloads de atualizações do sistema em segundo plano, notificações simplificadas para você interagir mais rapidamente e emojis atualizados, incluindo 72 totalmente novos.

O Google também quer ajuda para criar um nome para o N, que seja um ótimo e doce sucessor do Marshmallow. Saiba como ajudar na escolha do nome.

Além do N, o Google desenvolveu uma nova plataforma para realidade virtual de alta qualidade, chamada Daydream. Junto com os fabricantes do Android, eles estão trabalhando nos próximos smartphones e compartilhando projetos para um visor / controlador de realidade virtual que será realmente envolvente, confortável e intuitivo. Seus aplicativos e jogos favoritos também estarão no Daydream, incluindo os apps do Google, como o YouTube, Street View, Play Filmes, Google Fotos e a Play Store. A empresa garante mais informações sobre o produto no 4º trimestre.

Firebase

O Google anunciou também uma grande expansão do Firebase, sua oferta para os desenvolvedores. Indo além do back-end móvel, a plataforma ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos de alta qualidade rapidamente, aumentar sua base de usuários e ganhar mais no iOS, no Android e na Web para dispositivos móveis.

“O aprendizado de máquina e a inteligência artificial estão mudando não somente a computação como também a forma com que encaramos problemas que não conseguíamos resolver antes. As oportunidades são ainda maiores quando aproveitamos a força das ferramentas de código aberto para disponibilizá-las para a toda a comunidade de desenvolvedores e pesquisadores. Imagine o que podemos fazer se trabalharmos juntos e usarmos essas tecnologias para enfrentar desafios em mudanças climáticas, saúde ou educação. Conforme nossas capacidades de aprendizado de máquina e inteligência artificial se tornam mais inteligentes e versáteis, essas possibilidades começam a despontar no horizonte. Estamos realmente vivendo uma época muito empolgante”, afirma Sundar Pichai.