PUBLIEDITORIALA Microsoft tem um compromisso com o Brasil de apoiar o empreendedorismo e a educação. A empresa conta com vários programas para este público, como por exemplo, o BizSpark, que apoia e acelera o crescimento das startups brasileiras e que hoje possui mais de 2,5 mil empreendedores ativos. No entanto, a Microsoft percebeu que além de acesso a produtos tecnológicos, nuvem e capital, existe também a necessidade de acesso a conteúdo empreendedor, focado nos problemas das startups.

Nesse contexto, nasce o GET S.H.I.T. DONE, uma série de vídeos onde empreendedores compartilham suas experiências no intuito de ajudar outros empreendedores a sair do vale da morte e reduzir a mortalidade das empresas nascentes no Brasil.

Confira abaixo casos reais de empreendedores e algumas dicas para iniciar um negócio, aspectos financeiros, leis, investimento-anjo e muito mais!

Primeiros passos do empreeendedor

Quero criar minha startup, mas por onde começar? Um dos primeiros passos antes de iniciar a carreira empreendedora são as pesquisas. Estudar e conhecer um pouco mais do mercado é fundamental. Outro ponto importante é identificar um problema, e então, enxergar uma oportunidade de negócio, ou seja, como você pode resolver esse gap de uma forma melhor do que já é feita hoje. Além disso, faça uma primeira versão do seu produto, com certeza ela será mais simples do que você gostaria, mas não espere seu produto estar 100% pronto para ir para a rua testar e validar sua startup.

No vídeo abaixo, Marcelo Furtado, CEO da Convenia, compartilhou sua experiência desenvolvendo sua startup e ainda explicou seu Go to Market, como começou a gerar receita com a sua solução.

Para quem está começando

Empreender não é uma tarefa fácil, nessa jornada existem uma série de desafios, como por exemplo, obtenção de crédito, são muitas as exigências e o processo é altamente burocrático para obter acesso às linhas de crédito no Brasil.  Além disso, as taxas de juros e a carga tributária acabam fazendo grande parte dos empreendedores desistirem de investir em um negócio próprio.

Tatiana Pezoa, CEO da TrustVOX, sua terceira startup, é formada em Publicidade e Propaganda e tem ampla experiência com marketing para startups, mídias sociais e crowdsourcing. Ela compartilhou sua história e ainda deu dicas de como superar as dificuldades do começo de uma startup.

Sua empresa está pronta para receber investimentos? 

Muitos empreendedores precisam de um investimento para fazer sua startup crescer, mas como alcançar esse capital? Além disso, é importante pensar, você já está no momento de receber investimento? É difícil ser assertivo nessas respostas, mas o ideal é buscar investimento quando sua startup estiver pelo menos em estágio de validação ou pronta para se manter e crescer. Uma dica dos investidores é que o melhor momento para buscar investimento anjo é quando você não precisa dele. Além disso, uma boa equipe é um fator fundamental, isso porque os investidores investem em pessoas e não somente em negócios.

Nada como escutar as experiências de um empreendedor que já passou por essa fase, não é mesmo? No vídeo abaixo, Ricardo Moraes, CEO da Memed, explicou conceitos importantes do investimento e deu algumas dicas de como começar a buscar capital.

Ganhando tração na crise

Você decide empreender, tem uma ideia legal, encontra uma boa equipe para tirar sua startup do papel e começa a vender. Até aí tudo bem, mas e agora? Como crescer? É preciso encontrar a melhor forma para tracionar sua startup e aumentar suas vendas e sua relevância no mercado.

Além disso, existem diversos canais de tração que podem ser utilizados para uma startup conseguir clientes. Cada startup tem uma proposição de valor e segmento de consumidores diferentes, que muitas vezes mudam conforme o estágio da empresa e portanto, é importante que a startup possa testar, analisar e mensurar diversos canais para encontrar o melhor – em volume, em custo de aquisição, e em life time value.
Confira no vídeo abaixo algumas dicas de como fazer a gestão da sua empresa e ganhar tração mesmo em momentos de crise.

Para você que está passando pelo vale da morte ou está curioso para empreender e ter o seu próprio negócio, acompanhe mais vídeos em Channel 9 e acesse Pensando Grande para conferir outras dicas.

Em junho será disponibilizada uma nova temporada com mais vídeos para que você possa aprender, com alguns empreendedores mais experientes, aquilo que você não aprenderia com o sistema tradicional de ensino. Vai conhecer as melhores práticas para reduzir seu tempo de erros e antecipar problemas reais que você poderia descobrir somente após anos de trabalho. Fique ligado!