Ex-funcionários da Google, Apple, Tesla, Cruise Automation, e outras grandes empresas – em um total de 40 pessoas – formaram uma nova empresa baseada em São Francisco chamada Otto, com o objetivo de transformar caminhões comerciais em caminhões de carga autônomos. O time da Otto conta com o ex-líder do Google Maps Lior Ron e Anthony Levandowski, da equipe de carros autônomos do Google. As informações são do The Verge.

Ao invés de construir seus próprios caminhões, a Otto fará kits de hardware para os modelos de caminhões existentes que teriam quer ser instalados por centros de serviços, ou, eventualmente, na fábrica. Ao contrário do projeto de carros autônomos do Google, a Otto tem o foco inicial em carregar carga pelas estradas, serviço que hoje é realizado majoritariamente pelos caminhões.

No caso da Otto, os motoristas humanos ainda iriam lidar com ruas, carga e descarga dos caminhões. Agora, a empresa está testando com a Volvo VNL 780, mas espera trabalhar com muitos dos chamados caminhões Class 8, que são os maiores e mais pesados caminhões em estradas americanas.

O projeto, que é completamente financiado pelos seus fundadores, não tem ainda preço ou cronograma para seu produto comercial – eles dizem que vai ser uma “pequena fração” entre US$ 100 mil e US$ 300 mil de um caminhão novo.