O cenário econômico instável não intimida empresas visionárias que acreditam na evolução dos negócios e continuam investindo para o crescimento de alguns setores. Por exemplo, a SetaDigital, empresa brasileira especializada em soluções de gestão para o setor calçadista, acaba de lançar um novo empreendimento: a Sapati – Sapataria Inteligente.

Trata-se de uma loja física idealizada para funcionar como um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, com o objetivo de provocar avanços no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor (da indústria ao consumidor final). O projeto recebeu o investimento de R$ 2 milhões.

Apesar do crescimento do e-commerce, 90% das vendas dos 800 milhões de sapatos comercializados por ano no Brasil são realizadas em lojas físicas. Percebendo este cenário e ciente de que o varejo de calçados não inovou seu conceito de gestão e atendimento, a empresa reuniu parceiros e pesquisou o comércio europeu e americano para transformar suas ideias em uma solução real e viável para o mercado calçadista brasileiro. O objetivo é oferecer uma experiência de compra diferenciada numa loja física e que pode ser realizada em apenas um toque.

“Em dois anos unimos opiniões e boas práticas dos lojistas à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para idealizarmos a Sapati, que é uma loja criada para entendermos na prática como é possível aplicar soluções inteligentes que transformam o conceito de venda a partir de tecnologias como a radiofrequência, ou RFID (do inglês Radio-Frequency Identification) e os terminais de autoatendimento, além dos conceitos de visual merchandising e de atendimento consultivo”, comenta o CEO da SetaDigital e idealizador do projeto, Vanderlei Kichel.

Na visão do executivo, que envolveu nesse projeto parceiros de peso como o Sebrae, Endeavor, Unipar (Universidade Paranaense), Ablac (Associação  Brasileira de Lojistas de Artefatos de Couro) e um conselho de lojistas do Paraná, a melhoria na experiência de compra e a aplicação de processos inovadores motivarão diretamente o aumento nas compras e a redução de custos operacionais para os lojistas.

Na prática, a Sapati segue um conceito que envolve os cinco passos do autoatendimento: escolhe, prova, compra, paga e leva. Sozinho e no seu tempo, o cliente pode servir-se dos calçados expostos, tocar, experimentar em um dos pés e decidir sobre o que deseja comprar. Se desejar, terá o auxílio de um consultor de moda. Os calçados também conterão uma etiqueta inteligente, RFID, Assim, basta que o cliente aproxime sua sacola a algum dos terminais espalhados pela loja para ‘adicionar’ os produtos ao seu carrinho eletrônico de compra. Um aplicativo instalado no totem faz toda a conexão com o caixa e com o estoque da loja, que também opera de forma inteligente e sincronizada para que o par do produto seja separado e entregue em segundos no processo de checkout.

Os benefícios vão além. “Quando falamos em redução de custos, estamos envolvendo a automatização do inventário, controle de saldos de estoque e a diminuição de vendedores, que passam a ser um terço do número que é necessário hoje em uma loja para realizar o atendimento de forma convencional. Além disso, esse vendedor muda de perfil, passando a ser um consultor de moda treinado para este modelo baseado na melhor experiência de compra para o cliente”, comenta Kichel. As vantagens vão avançando na medida em que novas aplicações serão desenvolvidas pela SetaDigital e testadas na loja laboratório Sapati com parceiros da indústria.

Segundo o executivo, “O objetivo da Sapati é tornar-se uma referência em soluções inteligentes para lojas de calçados e, a partir dos testes realizados nela, iremos transferir essas práticas para que todo o setor possa se beneficiar, formando um ecossistema de inovação testada no varejo”, explica Kichel. Já em relação ao retorno do investimento para o lojista, o executivo adianta que os ganhos começam a acontecer a partir do sexto mês, período em que a rentabilidade promovida pagará a implementação da tecnologia requerida no novo modelo de negócio.

A Sapati foi inaugurada inaugurada em abril, na cidade de Cascavel, no Paraná e conta com uma área de 400 metros quadrados. A lucratividade da venda de calçados será revertida para subsidiar os novos projetos de inovação da loja laboratório.

Para lançar a novidade ao mercado, a empresa apresentará uma réplica da loja laboratório durante a SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece de 23 a 25 de maio em Gramado, no Rio Grande do Sul. A Sapati estará presente no espaço M Store, criado exclusivamente para esse projeto de inovação ao setor.