Estão abertas até 15 de maio as inscrições para o processo seletivo do 16º Programa de Aceleração (SF16SP) da Startup Farm. Com patrocínio da IBM e apoio do Centro de Competência em Software Livre da USP, o programa poderá receber inscrições de empreendedores com projetos definidos, sem faturamento, até startups que tenham faturado R$ 300 mil nos últimos seis meses.

Este é o maior programa de aceleração da América Latina. Foram mais de 200 startups aceleradas, US$ 100 milhões de investimentos captados e seis empresas do portfólio adquiridas, sendo a última a One Cloud, comprada pela Tivit. Já passaram pelo programa startups como EasyTaxi, WorldPackers, Social Miner, Nexer, NetShow.me, UpPoints, InfoPrice e Beauty Date, entre outras.

Serão selecionadas até 15 startups com soluções inovadoras de qualquer área de mercado. Uma das exigências é que ao menos dois integrantes da equipe participem do programa full time. “Temos um ecossistema maduro e competitivo, o que faz a régua de avaliação subir mais a cada programa.”, afirma Alan Leite, CEO da aceleradora.

Com cinco semanas de imersão, entre 2 de julho e 10 de agosto, o programa é gratuito e tem por objetivo mostrar ao empreendedor como economizar tempo e utilizar o dinheiro de maneira eficiente – o que ele demoraria um ano para testar, pode ser testado em cinco semanas. As mentorias com profissionais qualificados do mercado serão essenciais para que a startup encontre um modelo de negócio sólido e validado.

Ao final do programa, em 11 de agosto, ocorrerá o Demo Day, evento em que as startups aceleradas se apresentam para investidores relevantes do mercado.

Após o programa, as startups aceleradas passarão a fazer parte do portfólio da Startup Farm e, por até dois anos, as empresas serão acompanhadas pela aceleradora, com suporte no desenvolvimento do seu negócio, captação de investimentos e acesso a benefícios exclusivos, de empresas como IBM, Google, Microsoft, Amazon e SendGrid.