Comentário de um dos fundadores da Start You Up foi feito durante a terceira edição do Demo Day, evento promovido pela aceleradora que selou o término do terceiro programa de aceleração.

Um ambiente de pura inovação! Foi nesse clima que empresários de diversas áreas, investidores e claro, empreendedores, marcaram presença na terceira edição do Demo Day promovido pela aceleradora capixaba Start You Up, na quinta-feira, dia 31. O evento, realizado no Auditório da Rede Gazeta em Vitória (ES), marca a formatura da terceira turma, finalizada em março desse ano.

Diante de uma plateia composta por mentores, investidores e representantes de órgãos importantes do mercado ligados à inovação, as startups Radtec, Easy Telecomunicações e Profissa, além de outras 5 advindas de turmas anteriores da Start You Up, subiram ao palco e tiveram a oportunidade de apresentar suas empresas e provarem sua evolução após o programa.

Marcilio Riegert, fundador da Start You Up, destacou o DNA da aceleradora – transformar o ecossistema empreendedor do País –  e a importância do olhar estratégico para a escolha dos participantes do programa. “No fim do dia, não tem segredo, mais do que ideias incríveis, o que faz uma startup se manter de pé e acontecer é o seu time, que deve sonhar grande e ao mesmo tempo conseguir colocá-la em movimento. Por isso, fechamos esse ciclo de aceleração felizes e com a sensação de dever cumprido, pois estamos entregando mais do que startups com modelos interessantes e adequados aos seus mercados, empreendedores melhores”.

Marcilio Riegert, fundador da Start You Up - Foto: Divulgação

Marcilio Riegert, fundador da Start You Up – Foto: Divulgação

Presença ilustre

A convite da aceleradora, Michael Nicklas, sócio da Valor Capital e um dos mais respeitados investidores e empreendedores do mundo, concedeu uma palestra trazendo um panorama global de como podem e são realizados investimentos em startups nos EUA.

Michael Nicklas, sócio da Valor Capital - Foto: Divulgação

Michael Nicklas, sócio da Valor Capital – Foto: Divulgação

Segundo Nicklas, “O mercado como um todo caminha para a valorização do que chamamos de teste rápido. O importante hoje para as startups é identificar com clareza qual problema está sendo atendido e como esse produto ou serviço é ofertado ao mercado. Saber se o problema está sendo resolvido da melhor forma ou se é possível melhorá-lo para testá-lo o mais rápido possível. Acreditem, boa parte da inovação vem a partir desse estágio”, conta.  Ele também apoiou a iniciativa da aceleradora no Estado: “ A Start You Up está conseguindo trazer estrutura, recursos e mentoria para startups estruturarem seu MVP de forma mais rápida, como o ecossistema pede hoje”.

Evolução sentida nos detalhes

Uma das startups que mais se destacou na noite foi a baiana Radtec, fundada pelos empreendedores Marcos Machado, Cleiton Queiroz e Adriano Vigário. A empresa desenvolveu um sistema pioneiro de gestão de clínicas para medicina nuclear no Brasil, o Nuclearis. Segundo Marcos, a aceleração teve papel decisivo para a continuidade do projeto: “Quando vimos que conseguimos introduzir anos de experiência como inteligência embarcada no Nuclearis, então percebemos o quanto a SYU contribuiu para economizar tempo e investimentos e, com uma velocidade incrível, tornar a solução viável para qualquer clínica de medicina nuclear”, comenta.

Marcos Machado, Cofundador da Radtec - Foto: Divulgação

Marcos Machado, Cofundador da Radtec – Foto: Divulgação

O evento ainda contou com a palestra de Marcelo Lage, responsável pela Startify, escola de inovação de empreendedorismo e uma das parceiras da Start You Up, sobre como a educação empreendedora é despertada nos jovens empreendedores.

Confira as “debutantes” do 3º programa:

Nuclearis – Primeira solução dedicada para a medicina nuclear capaz de monitorar todas as variáveis e permitir uma tomada de decisão em tempo real.

Easy Telecomunicações (XPTO) – Plataforma de telefonia que permite a integração total com grandes operadoras, sistemas de TI e Órgãos Regulatórios, viabilizando a oferta de novos serviços com qualidade e o controle necessário.

Profissa – Plataforma de gestão de carreira, voltada para micro e pequenas empresas, com foco em competitividade e queda de rotatividade.

E aqui, as startups já participantes do programa que subiram também ao palco:

Baixou – Plataforma dinâmica que apresenta as maiores baixas de preços de produtos em lojas de e-commerce, além de permitir a comparação e monitoramento desses preços e produtos em mais de 20 lojas virtuais dos maiores players do mercado nacional.

Kokar – Solução para automação residencial, totalmente limpa e livre de obras que simplifica o processo de compra, instalação e uso da solução, transformando a maneira como as pessoas interagem com sua casa e eletrônicos.

Polen – Solução transforma ações como compras em lojas virtuais e publicações de fotos, dentre outras, em doações para os projetos sociais cadastrados, que o próprio usuário seleciona.

FullHelp – Aplicativo para celular onde é possível obter um serviço de assistência mecânica 24h sem necessidade de mensalidade, unindo prestadores de serviço autônomos a usuários que não possuem seguro.

Tippz – Solução para análise do comportamento de consumo em tempo real para bares, restaurantes e indústrias de produtos do ramo.