Dando continuidade a um processo iniciado em 2005, com a abertura do primeiro endereço do Google no Brasil, a empresa inaugurou esta semana um novo escritório em Belo Horizonte para o centro de engenharia. Sendo o único centro dedicado exclusivamente a pesquisa e desenvolvimento na América Latina, o centro é uma peça fundamental do ecossistema de inovação do Google.

Com 4.800 metros quadrados distribuídos em 4 andares, o novo espaço permitirá dobrar o número de engenheiros nos próximos anos. Hoje, 100 funcionários trabalham em BH. A ampliação do escritório também é um reconhecimento do potencial de inovação brasileiro. Para se ter uma ideia da importância desta operação, todos os resultados de busca apresentados ao redor do mundo são mais relevantes graças a projetos desenvolvidos pelo time de BH. Em outras palavras, 1 em cada 10 resultados principais de uma pesquisa  Google é  fruto  de  uma  mudança  no ranking desenvolvida, implementada e lançada pelo Google em Belo Horizonte. Atualmente, o centro emprega engenheiros de software de 12 estados brasileiros e também de 7 nacionalidades.

Área de lazer do escritório

Área de lazer do escritório – Foto: Divulgação

Além de desenvolver e aprimorar produtos centrais do Google, como Pesquisa, Pesquisa Local e Pesquisa por resultados de Saúde, o escritório contribui diretamente para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil e América Latina. “Colaboramos com escolas, universidades, pesquisadores e desenvolvedores construindo soluções locais que impactam o desenvolvimento da comunidade, do empreendedorismo e capital humano”, diz Berthier Ribeiro­ Neto, diretor de engenharia para a América Latina.

A presença do Google em BH começou com a aquisição da Akwan Information Technologies, fundada em 2000 por um grupo de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Akwan foi criada para fornecer serviços de busca no Brasil. Em 2005, a empresa foi adquirida pelo Google e um de seus co­fundadores, Berthier Ribeiro­Neto, é atualmente o Diretor de Engenharia do Google para América Latina.

Além do novo endereço em BH, o Google conta com um escritório e um YouTube Space em São Paulo, onde em breve também abrirá um Google Campus, um centro de inovação e empreendorismo.

Para conhecer toda a estrutura do escritório utilizando a tecnologia 360º do Google, acesse aqui.