Segundo o Facebook, todos os dias são compartilhadas mais de 2 bilhões de fotos no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, enquanto cerca de 39 milhões de usuários destas mesmas redes são cegos e outros mais de 246 milhões tem baixa visão.

Por isso, o Facebook anunciou em seu blog que está introduzindo em seus aplicativos um texto alternativo e automático que gera uma descrição da foto usando uma tecnologia que reconhece todos os objetos contidos na foto. Os usuários que acessam o Facebook por dispositivos iOS  poderão ouvir uma lista dos itens que aparecem na imagem quando passarem o dedo sobre ela.

Antes, os usuários portadores de deficiência visual só ouviam o nome da pessoa que compartilhou a foto, seguido pelo termo “foto”. “Agora podemos oferecer uma descrição mais rica do que está em uma foto graças ao texto alternativo automático. Por exemplo, alguém poderia ouvir: ‘a imagem pode conter três pessoas, sorrindo, ao ar livre'”, diz a empresa no comunicado.

Este texto só é possível graças à tecnologia de reconhecimento de objetos do Facebook, que é baseado em uma rede neural que tem bilhões de parâmetros e é treinado com milhões de exemplos. Cada avanço na tecnologia de reconhecimento de objetos significa que a equipe de acessibilidade do Facebook será capaz de tornar a tecnologia ainda mais acessível para mais pessoas.

Por enquanto, o texto está disponível apenas para sistemas iOS definidos para o idioma inglês. Veja no vídeo abaixo como funciona a novidade: