Confirmando o boato que surgiu com imagens que circularam no Twitter na última semana, o Facebook está testando um novo layout para celular que destaca várias seções de notícias, com temas como Mundo, Esportes e Comida. No entanto, a seção principal – e talvez a padrão – ainda é o feed clássico de notícias que estamos acostumados a ver. As informações são do Mashable.

O Facebook confirmou ao site que está testando o novo feed de notícias seccionado além do formato atual, embora não esteja claro se o recurso terá um lançamento oficial. O recurso, embora nunca tenha sido visto antes para Android, não é inteiramente novo: algumas versões de feed separado por tópicos já foram vistas para iOS. 

“As pessoas nos disseram que gostariam de opções para ver mais histórias no Facebook em torno de temas específicos que estão interessados, portanto, temos testado alguns feeds para os usuários verem mais e diferentes histórias de pessoas e páginas baseadas em áreas temáticas”, disse um porta-voz do Facebook via e-mail ao Mashable.

Imagem: Mashable

Foto: Divulgação Mashable

As seções aparecem na parte inferior da tela do celular, podendo serem trocadas tocando ou deslizando para a esquerda ou direita. Depois de tocar uma das seções, as atualizações de feed, como artigos e notícias, aparecerão relacionadas com o tema selecionado.

Em teoria, esta forma de abordagem personalizada levará o usuário a acessar mais notícias relevantes para ele, incentivando as pessoas a obter mais notícias através do Facebook em detrimento de outras fontes, como Twitter ou Google News.

“Há muito mais conteúdo agora com vários feeds, em vez de um. Quanto ao feed de esportes e notícias, tem publicações dos meus amigos também, o que parece ser muito mais um agregador de notícias do que apenas um espaço pessoal”, diz Tom Critchlow, um consultor de marketing que postou imagens do novo feed no Twitter. 

Todos os temas são ativados por padrão, mas há também uma ferramenta para editar os feeds que você gostaria de ver – ou seja, se você não é muito fã de esportes, você pode removê-lo a partir das categorias e incluir coisas