A multinacional de tecnologia Baidu, acaba de iniciar no Brasil a primeira edição local do programa “Baidu Acelera”, que apoiará o crescimento de startups brasileiras gestadas em universidades locais.

A primeira edição será realizada em parceria com as universidades Fiap, Fatec, Insper, Unicamp e USP. Alunos de qualquer campus e cursos destas instituições podem submeter seus projetos de startup digital via formulário online e participar do processo seletivo.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril e podem ser inscritos projetos digitais mobile desenvolvidos por ao menos um aluno destas instituições. A principal exigência é que a solução apresentada pelos estudantes possa rodar em dispositivos Android.

Entre todos os inscritos, 10 projetos finalistas serão convidados a apresentar, ao vivo, sua empresa para diretores do Baidu, representantes de fundos de investimento e executivos de empresas filiadas à Associação Brasileira de O2O (online-to-offline) no dia 18 de maio.

“Esta é a primeira edição de nosso programa de aceleração de startups no Brasil e faz parte de um esforço global da companhia em apoiar talentos locais para o desenvolvimento de soluções de tecnologia criativas e inovadoras. Esperamos ampliar o programa ao longo dos próximos meses e anos”, afirma Felipe Zmoginski, gerente de marketing do Baidu no Brasil.

Dois projetos serão indicados vencedores e terão direito a usar a estrutura de escritório do Baidu, mentoring com especialistas em inovação e acesso à rede de contatos do Baidu no Brasil e no mundo.  Além destes benefícios, para cada projeto vencedor, o Baidu oferecerá o equivalente a R$ 100 mil em publicidade dentro de sua rede de aplicativos móveis, que soma 27 milhões de usuários ativos no Brasil. O valor permitirá que cada projeto vencedor apresente seu app ao menos 12,5 milhões de vezes a usuários brasileiros, para geração de novas instalações e crescimento da base de usuários.  Em troca, os vencedores devem concordar em ceder até 5% de participação em suas startups ao Baidu Brasil.

O regulamento do “Baidu Acelera” e o link para inscrição podem ser encontrados no site do programa.