A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (3), a compra da SwiftKey, empresa europeia que desenvolve teclados virtuais inteligentes que funcionam em mais de 300 milhões de iPhones, iPads e smartphones Android.

O teclado da SwiftKey aprende a forma como os usuários digitam e quais são palavras e expressões mais usadas por eles. Para ajudar o sistema a memorizar, ainda é possível salvar termos. Com isso, o aplicativo completa frases antes de os usuários as escreverem até o fim. Segundo a SwiftKey, já foram salvas 10 trilhões de expressões de mais de 100 idiomas.

Para prever as próximas palavras que serão digitadas pelo usuário, a startup utiliza inteligência artificial e segundo Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Pesquisa da Microsoft, essa tecnologia está totalmente alinhada com a visão da empresa em relação a experiências mais pessoais que antecipam as necessidades das pessoas, respondendo em comandos.

“Nós amamos a tecnologia da SwiftKey e toda a equipe da startup, é por isso que hoje eu estou animado para acolher os funcionários dentro da Microsoft. Acreditamos que juntos podemos alcançar maior escala, o que seria mais complicado de forma independente”, conta Harry.

Segundo o “Financial Times“, a aquisição foi feita por $250M.

Jon e Ben, Co-fundadores da startup afirmaram em seu blog que o foco da empresa sempre foi construir os melhores produtos possíveis para seus usuários e segundo eles, isso não irá mudar. “Nossos aplicativos continuarão disponíveis para Android e iOS, gratuitamente. Estamos comprometidos para melhorá-los ainda mais de maneiras inovadoras. Esse acordo com a Microsoft representa o próximo passo da nossa jornada”.