* Por Exame.com

O mundo do cinema está cheio de mensagens inspiradoras para quem quer abrir um negócio, ou já tem sua própria empresa. Pensando nisso, selecionamos algumas frases de filmes que podem trazer boas reflexões para empreendedores. Confira abaixo:

“Nunca pense que o mundo te deve alguma coisa. Porque ele não deve. O mundo não te deve nada.”

Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Joy é uma empreendedora americana que passou por maus bocados até alcançar o sucesso. O conselho desta empreendedora vem bem a calhar para quem não quer cair na armadilha de ficar esperando que algo seja feito.

“O mundo não é um arco-íris. É um lugar sujo, cruel. Vai botar você de joelhos e você vai ficar assim para sempre se deixar. Ninguém vai bater tão duro como a vida. A questão é quanto você aguenta apanhar e seguir em frente.”

Rocky Balboa (2006)

O sexto filme da série Rocky, mostra um boxeador já aposentado e longe do glamour dos ringues. Em determinado momento, ele dá uma lição de vida a seu filho, que vale para qualquer pessoa com espírito empreendedor.

“Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer uma coisa. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, você deve protegê-lo. As pessoas não conseguem fazer algo e querem dizer a você que você não consegue também. Se você quer algo, vá lá e faça. Ponto final.”

À Procura da Felicidade (2006)

Dita pelo personagem Chris Gardner (Will Smith), a frase é um valioso conselho de pai para filho e serve como uma luva para empreendedores não deixarem seus sonhos de lado só porque outras pessoas não acreditam neles.

“Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício.”

O senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003)

A frase é dita pelo personagem Aragorn e retrata bem as dificuldades que um empreendedor pode enfrentar até alcançar o sucesso.

“Não são nossos talentos que nos mostram aquilo que realmente somos, mas sim nossas escolhas.”

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Dita por Alvo Dumbledore, o mago professor da escola de magia de Harry Potter, a frase mostra que, por mais talentosos que sejam, empreendedores devem ser pessoas de ação.

“Dois ratos caíram em um pote de nata. O primeiro rato desistiu de sair e se afogou. O segundo rato se esforçou tanto que transformou a nata em manteiga e conseguiu sair.”

Prenda-me se For Capaz (2002)

A história é contada por Frank pai ao seu filho (que depois se torna um habilidoso falsário). Para empreendedores, fica a lição de que o esforço pode valer a pena.

“Cada minuto que passa é uma chance para mudar tudo para sempre.”

Vanilla Sky (2001)

Num filme que fala sobre como o inesperado pode mudar a vida de alguém, a frase é dita pelo personagem David Aames, vivido por Tom Cruise. Para empreendedores, as palavras podem ser um incentivo de que a realização de um sonho pode estar logo adiante.

“A vitória pertence àquele que acredita nela, e àquele que acredita nela por mais tempo.”

Pearl Harbor (2001)

Dita por James Doolittle, militar que comandou o primeiro bombardeio a Tóquio na 2ª Guerra Mundial, a frase é um incentivo àqueles que estão enfrentando tempos difíceis nos negócios.

“Mamãe sempre disse que a vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai encontrar.”

Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

A frase dita pelo personagem Forrest Gump tem tudo a ver com a trajetória pouco previsível de quem decide empreender.

“Tentar não. Faça ou não faça. Não existe tentar.”

Star Wars V: O Império Contra Ataca (1980)

A frase é dita pelo mestre Yoda ao jovem Luke Skywalker, em resposta a palavras comuns a quem quer realizar algo: “Vou tentar”. A lição de Yoda, de que tentar não é suficiente, vale para todos que desejam ter sucesso com um negócio.

Por Mariana Desidério, do Exame.com