* Por João Kepler

Já disse aqui no Canal Inovação no Varejo e repito agora: quando se fala em inovação, não quer dizer que precisamos investir milhões em tecnologia e sistemas, a inovação pode ser em processos, design, layout, atendimento, vendas, enfim, algo que pode ser simples, mas que seja capaz de gerar um #UAU na perspectiva do cliente. Encantar, emocionar e fazer seu cliente ter uma experiência com sua marca, até porque quando o cliente tem boa experiência de compra, ele se engaja com a marca, compra mais, segue a marca, espera por lançamentos e, principalmente, recomenda aos amigos.

Não vamos ter uma inovação única em 2016 mas sim várias inovações em serviços e produtos que podem mudar a forma de fazer varejo no mundo. Vamos ter uma ideia do que vem por ai a partir do dia 17 de janeiro no maior evento de Varejo do mundo, o Retail BIG Show da NRF (National Retailer Federation) em Nova York, o chamado Big Show do Varejo.

Serão 4 dias de evento, cerca de 35 mil visitantes que participam de centenas de palestras, networking, exposição com mais de 500 expositores, mini treinamentos e várias atividades para varejistas de todos os tamanhos. O Big Show na verdade é o único lugar no mundo onde você pode ver e experimentar todas as coisas relacionadas ao Varejo no mesmo ambiente. É um verdadeiramente one-stop shop para os profissionais de todo o mundo e o kick off do ano para o setor.

No ano passado o grande ganhador do prêmio Inovação no Varejo foi a loja Warby Parker, que é uma ótica diferente, iniciou no mundo virtual e depois de algum tempo abriu lojas no varejo físico com enorme sucesso. A Warby Parker é modelo de inovação em vários sentidos, seu compromisso permanente com a responsabilidade social (um par de óculos doado a cada par vendido), a experiência do cliente e a sua fórmula de desenvolver seus próprios produtos, eliminando intermediários, são incríveis.

Esse ano no BIG Show, além de diversas palestras com os temas Inovação, Marketing, e-Commerce e Tecnologias, vem com uma novidade chamada de Launchpad, que será um espaço exclusivo para apresentações e exposição de 24 startups com serviços e soluções específicas e disruptivas para o Varejo.

Então é isso, estaremos lá esse ano novamente! Encontro vocês lá! Para quem não vai, estaremos representando o Varejo Show, captando e repassando todas as informações e novidades para vocês.


foto joaoJoão Kepler é empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS.