* Por Alice Salvo Sosnowski

É impossível pensar em aviação no Brasil e não trazer à mente, instantaneamente, o nome de Ozires Silva. Fundador da Embraer, foi responsável por criar e desenvolver a indústria aeronáutica brasileira e consolidar a antiga estatal, hoje uma empresa privada, como uma das maiores companhias do setor no mundo. Isso é muito. Mas é só uma pequena parte das contribuições que ele tem dado ao país nas últimas décadas. Sua história está sendo estudada no meuSucesso.com.

Tido como pai da indústria aeronáutica brasileira, desde a infância Ozires Silva tinha o sonho de voar. No interior de São Paulo, ele fez o curso de pilotagem e depois, seguiu os estudos no Instituto de Tecnológico da Aeronáutica (ITA) com objetivo de cursar engenharia aeronáutica. O plano de Ozires era audacioso e, na época em que o Brasil ainda importava bicicletas, seu objetivo maior era construir um avião com a marca nacional. Para isso, ele precisou convencer um presidente e colegas de universidade que era possível. O sonho tomou forma e se concretizou com o nome de Embraer, que hoje é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

É possível perceber isso ao olharmos o impacto e a importância da Embraer não só no Brasil, como no mundo. A empresa emprega mais de 19 mil pessoas de 20 nacionalidades diferentes e está presente em mais de 60 países, entregando mais de 850 jatos executivos ao redor do mundo. E, olha, que esses são só alguns números. Ozires Silva mostra como é possível empreender no meio público, quando se deseja antes de tudo o crescimento do país. Patriota, passou ainda pela Petrobras e pelo Ministério da Infraestrutura. Mesmo aos 84 anos, continua indo ao escritório diariamente. Dessa vez, não para construir aviões, mas em um novo projeto: mudar a educação do Brasil.

Assista agora ao Trailer do Estudo de Caso de Ozires Silva:

ozires silva player