* Por Marcela Quiroga

Temos ouvido muitas vezes esta ideologia, mas que no dia-a-dia do atendimento ao cliente tem se resumido a uma frase bem pouco gentil: “CPF na Nota ?”

A gentileza está embutida nessa frase e eu é que não percebi? O olhar para o teclado é mais importante do que o olhar para o cliente? É por essas e por outras que temos pessoas que se destacam na arte de atendimento!

Em tempos de obrigatoriedade de Nota Fiscal ao Consumidor, saber se o cliente quer CPF na nota é bastante importante, mas a pergunta poderia somente vir depois do interesse por servi-lo bem, por um cumprimento de boas-vindas, por exemplo, com um tratamento como o que todos gostam de receber.

Vale a reflexão:

Estamos acolhendo bem nossos clientes?
Queremos ter clientes fiéis e que retornem às nossas empresas, sejam elas de qualquer porte?
Estamos demonstrando o quanto nosso cliente é bem-vindo e especial por ter escolhido nossa empresa?

É importante dizer:

  • Os produtos, quando agregados à prestação de serviço, têm um valor maior, têm diferenciação;
  • Produtos podem ser copiados, atendimento com excelência não;
  • Para superar as expectativas do cliente, é preciso conhecê-los, interagir com o cliente e entender suas necessidades;
  • Conhecer as características do produto que se vende e apresentá-lo de forma consultiva pode surpreender o cliente;
  • Uma venda é considerada “finalizada”, quando uma nova venda é realizada para este cliente!

E a famosa frase “volte sempre” pode ser mais do que uma frase. Pode ser intenção genuína de manter o relacionamento!


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Marcela Quiroga, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de vendas. Atualmente é Diretora da Rede Mulher Empreendedora e empreende através da Consultoria Nós na Venda Direta, focada no desenvolvimento de estratégica comercial para empreendedores. Tem sua marca pessoal baseada em relacionamentos e desenvolvimento de pessoas e negócios.