DEMO Brasil, que tem como objetivo identificar as melhores inovações no mercado brasileiro de startups em fase de tração, em busca de clientes, investidores ou em fase de internacionalização, aconteceu na última semana, em parceria com a CASE, maior conferência de startups da América Latina.

Em função das mudanças na edição americana de 2015, essa edição no Brasil contou com duas categorias:

PITCH CORPORATE – Startups com soluções B2B já em fase de venda, com foco em soluções setoriais de mercado: saúde, educação, varejo, mercado financeiro, óleo & gás, energia, indústria, governo, cidades inteligentes, mobilidade urbana entre outros.

DEMO TRACTION – Startups já aceleradas ou em fase de aceleração, em busca de clientes, investidores ou internacionalização.

Estas foram as Startups finalistas: AGROSENSOR, AGROSMART, EASYCRÉDITO, EASYQASA, HOME BISTRÔ, PEGCAR, POP Recarga, QUANTO GASTEI, rhCONVÊNIA, TIPPZ MOBILE, VIRTUAL AVIONICS

Ao todo foram mais de 500 inscrições, das quais ficaram 100 para as duas categorias e apenas 11 foram selecionadas para apresentar um Pitch de 4 minutos para uma banca de jurados formada por diversos investidores, entre eles: Eduardo Glitz, Jose Papo, Fábio Póvoa, Patrick Negri, Daniel Ibri, Pierre Schurmann, João Kepler, Mateus Xavier, Pedro Englert, Ricardo Politi, Robson Del Fiol e Benício J. Filho.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para a escolha da vencedora eles levaram em consideração o grau de Inovação, diferencial da ideia e do produto, potencial de mercado, escalabilidade, capacidade de solução de problemas reais e o time/equipe.

A grande vencedora da edição 2015 da DEMO Brasil, por unanimidade, foi a AGROSMART – startup mineira acelerada pela Baita em Campinas, SP.

Segundo a fundadora, Mariana Vasconcelos, “A Agrosmart acredita que pode melhorar a vida das pessoas no campo ao buscar sempre um modo mais inteligente de fazer as coisas. Por isso, com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar o uso dos recursos na agricultura criamos um modo de cultivo inteligente, conectando o agricultor a sua plantação. Assim, ao monitorar mais de 10 variáveis ambientais geramos informações relevantes que auxiliam em uma melhor tomada de decisão”.

Segundo Mariana, o grande diferencial da solução Agrosmart é que ela muda a forma em que a decisão é tomada no campo em relação à irrigação e ao acompanhamento do desenvolvimento das plantas. Substitui processos manuais, esforços diários de mão de obra e a decisão baseada na intuição por umas decisão assertiva baseada em dados que requer nenhum esforço do agricultor para entender ou monitorar os eventos no plantio. Além disso, o agricultor passa agora a consumir informação e formar uma base de dados que permite uma aprendizagem contínua. O principal diferencial frente aos concorrentes consiste nas variáveis coletadas para análise, no algoritmo utilizado e interface de fácil usabilidade para o produtor rural.

Confira no vídeo abaixo tudo o que rolou durante o evento e conheça a grande vencedora da noite que foi premiada com uma vaga no Programa de Aceleração da Plug And Play Tech Center no Vale do Silício.

Durante o evento, Geraldo Santos, Diretor Geral da DEMO Brasil, chamou ao palco Guilherme Junqueira, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Startups, que recebeu uma homenagem em reconhecimento a todo trabalho que ele vem desenvolvendo em prol do ecossistema de startups brasileiro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação