Na última semana acompanhei o Plus Day da CASE 2015, maior evento para Startups da América Latina, criado pela ABStartups a partir do feedback dos empreendedores que pediram mais contato com os palestrantes internacionais, mentorias para suas startups e a possibilidade de conhecer o ambiente de startups de São Paulo.

Participei junto com uma turma de 50 empreendedores de um tour por diversas empresas, entre elas, Google, Twitter, Moip, Samsung Ocean e IBM, onde foi possível conhecer um pouco mais da história de cada uma delas e entender seus programas destinados para o mercado de startups.

O grupo foi dividido em dois ônibus que saíram às 9:30 com destino ao Google e foi la mesmo que o networking começou. É incrível ver a facilidade com que os empreendedores começam uma conversa e trocam cartões. O que mais me chamou a atenção foi a diversidade de cidades que estavam ali. Só encontrei dois paulistas, a maior parte era de Salvador, Belo Horizonte, Manaus entre outras cidades do País.

Ao chegarmos no Google fomos recebidos por José Papo, Developer and Startup/VC Relations Manager, que contou sobre a experiência de trabalhar na empresa e as ferramentas e programas do Google voltados para empreendedores.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Ele contou que com o seu crachá, tem acesso a qualquer empresa do Google no mundo e que cada lugar possui o seu estilo próprio de empresa, seguindo os padrões e a cultura do país. Aqui em São Paulo o escritório fica localizado na Avenida Faria Lima e seu prédio ficou famoso devido a sua arquitetura desenvolvida para preservar a casa dos bandeirantes, patrimônio histórico. Veja na lista abaixo os programas do Google voltados para startups:

O primeiro programa recomendado foi o LaunchPad, que fornece tecnologia, recursos online, competência e a comunidade necessária para criar e escalar aplicativos de sucesso.

Outra ferramenta lançada na semana passada foi o re:Work, que permite conhecer as práticas de gestão do Google, entendendo como funciona a parte de contratação dentro da empresa.

O Material Design, é uma nova interface gráfica que o Google lançou que funciona tanto para app quanto para web.

Para quem tem app Android, existem várias ferramentas, desde solução para você fazer indexação de app index, para que apareça na busca do Google mesmo que você só tenha um app, solução de adds para colocar uma propaganda no Google Play, analytics customizado, entre outras. Quer mais? Clique aqui. Grande parte dessas APIs também estão disponíveis para IOS, saiba mais aqui.

O Google também oferece uma solução completa de computação em nuvem que você pode utilizar por exemplo, servidores virtuais, Linux e Windows e soluções de rede virtual privada. Comparada com outras soluções do mercado, elas são 20% em média mais baratas. Veja mais aqui.

Papo também compartilhou três livros que são referências dentro do Google: High Output Management, que serviu de base para a criação da gestão do Google, Work Rules, escrito por Laszlo Bock, Vice Presidente de RH do Google e o Scaling Up, que explica os quatro grandes elementos fundamentais para o crescimento da sua empresa.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

A mensagem final de Papo para os empreendedores é a seguinte: “Pensem naquilo que não é acreditável, aquilo que muitas vezes pode parecer uma loucura, que não vai dar certo, muitas vezes pode funcionar”. Como diz Larry Page, “We need revolutionary change, not incremental change”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No escritório que visitei existem cerca de 1000 pessoas trabalhando entre funcionários e terceirizados. Devido a esse número alto o Google já tem planos para expansão do seu espaço. Hoje eles contam com 4 andares e dentro do Google existe uma “regra” em que os funcionários precisam sentar perto de janelas ou de áreas verdes e até 150 metros de uma cozinha, pois grande parte dos projetos do Google foram feitos em uma cozinha dentro do escritório.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

O horário de trabalho também é bem flexível, ninguém é obrigado a entrar às 8 e sair às 18h. No Google também não existe home office, claro que se um dia você estiver doente e precisar trabalhar de casa, tudo bem, mas o Google preza muito pela interação dos seus funcionários. Grande parte dos produtos do Google e os mais legais foram desenvolvidos por pessoas que não eram do mesmo time.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

O Google também é dog friendly e você pode levar o seu cãozinho para trabalhar com você desde que siga a regra de que ele precisa estar sempre a 1,5m de você.

Próxima parada, Moip! Fique ligado por aqui e acompanhe esse tour incrível pelas empresas de tecnologia em São Paulo junto com a CASE 2015.