Chopeira automatizada, organização de estoques e patrimônio usando internet das coisas, captura de fotos em alta resolução para controle de qualidade em linhas de produção, plataforma colaborativa para o mercado de arquitetura, sistema de gestão de condomínios, máquina que vende suplemento alimentar em porções individuais e consultoria de mercado para mídias digitais. São essas as sete soluções que superaram mais de 100 ideias inovadoras para se tornarem as novas startups incubadas do MIDI Tecnológico em Santa Catarina.

A seleção foi de julho a outubro e a incubadora, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e mantida pelo Sebrae/SC, teve em 2015 o processo seletivo com maior número de propostas em sua história. Foram registrados 133 empreendedores interessados e 64 projetos de startups enviados, 52% a mais do que as propostas consolidadas no ano anterior.

“A procura é um reconhecimento. A cada ano revisamos os requisitos para selecionar os melhores. Acreditamos que as sete empresas escolhidas têm alto potencial de crescimento e iremos colaborar para que ele seja mais rápido e estruturado”, diz Gabriel Sant’Ana Palma Santos, coordenador do MIDI Tecnológico da ACATE.

As sete novas startups dividem-se em três modalidades. A primeira é a incubação, com 30 meses para consolidação do produto, execução de plano empresarial e formação do empreendedor. A segunda é a incubação virtual, com as mesmas etapas, mas para empresas que atuam em instalações próprias, fora do Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, em Florianópolis, a sede do MIDI. A terceira modalidade é a pré-incubação, com prazo de 12 meses para validar a ideia e o modelo de negócio, realizar teste de mercado, protótipo e desenvolver o perfil empreendedor dos sócios.

O ingresso das novas incubadas iniciou em novembro e reserva até o final do ano uma série de cursos e montagem de plano estratégico de curto prazo para as startups. As novas incubadas iniciam 2016 com o acompanhamento mensal de consultorias em áreas como finanças, RH, marketing, estratégia e comunicação. Em 17 anos de atuação, o MIDI apoiou a formação de 81 empresas de base tecnológica em Santa Catarina e com as novas empresas, conta hoje com 19 empresas incubadas e cinco pré-incubadas.

As sete empresas selecionadas:

Empresa 1: KRP DIEM
Modalidade: incubada residente
Perfil: Atua com insights contínuos de mercado por meio de tecnologias de analytics e da implementação de metodologia exclusiva para ampliar competitividade, incrementar receita, ampliar audiência e conversão, otimizar mídia, identificar novos canais de divulgação, lançar produtos, gerar novos negócios e parcerias em mídias digitais.

Empresa 2: Eficid
Modalidade: incubada virtual
Perfil: Ajuda empresas a organizar seus produtos e itens de patrimônio usando a Internet das Coisas

Empresa 3: Winker
Modalidade: incubada virtual
Perfil: A empresa produz uma plataforma para integrar, gerenciar e otimizar condomínios e sua gestão, comunicação, reservas de ambientes, controle de acesso, manutenções e contratos, entre outras funcionalidades.O produto já atende mais de 1 mil condomínios, abrangendo cerca de 150 mil moradores.

Empresa 4: My Tapp
Modalidade: incubada virtual
Perfil: Sistema para automação de chopeiras para self-service de chope ativado pelo cliente, adaptável a mesas ou paredes e em qualquer tipo de chopeira. Sem a intervenção de garçons, o consumo é debitado diretamente na comanda do cliente.

Empresa 5: 01 Will
Modalidade: incubada virtual
Perfil: Desenvolve máquinas que vendem suplementos alimentares de maneira instantânea. Os equipamentos têm sistema de refrigeração, recipientes de armazenamento e sistema online controlado por tablet. O produto visa gerar a menor quantidade de atritos possível com relação à compra dos suplementos, aumentando o número de compras por impulso.

Empresa 6: LITMA TECNOLOGIA
Modalidade: pré-incubada
Perfil: Sistema automático de captura de fotos de alta resolução para rastreabilidade,  registro e controle de qualidade em linhas de produção.

Empresa 7: Especifique-me
Modalidade: pré-incubada
Perfil: Desenvolvedora de uma ferramenta colaborativa e customizada para os profissionais de Arquitetura de Interiores e Decoração que permite ao usuário armazenar e acessar informações de produtos online em uma plataforma integrada.