Durante a Maratona PME o Startupi acompanhou uma palestra com Alexrandre Hohagen, investidor, conselheiro e ex principal executivo do Google e Facebook na América Latina. Ele contou detalhes sobre a sua experiência dentro dessas grandes empresas e também sobre a sua nova jornada com empreendedores. Hoje ele tem um projeto de impacto para o mundo das pequenas e médias empresas, o Market Up, plataforma gratuita para gestão de PME, desenvolvida em parceria com Romero Rodrigues, Hélio Rotenberg e Carlos Azevedo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para ver a matéria completa sobre sua trajetória no Google e Facebook e sua lista de aprendizados que teve durante esse tempo clique aqui.

Aproveitando que Hohagen está inserido no mundo das startups e dos pequenos negócios, o Startupi foi descobrir sua opinião sobre os movimentos dos pequenos negócios e do empreendedorismo no Brasil hoje. De acordo com o Sebrae, há cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País, que representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos. Os pequenos negócios também empregam 52% da mão de obra formal no País.

Outro fato que está acontecendo é que antigamente as pessoas empreendiam por necessidade, hoje já está virando uma opção. Grande parte dos jovens já entram na faculdade com o intuito de abrir seu próprio negócio e não mais ser empregado.  Hohagen também faz uma comparação com os polos que temos no Brasil com o Vale do Silício e deixou uma dica para os empreendedores que desejam começar a empreender nesse momento de crise.

Assista à entrevista!