O último dia 29 foi de festa para o brasileiro Bruno Aracaty e todo time da Startup Colab.re que receberam o prêmio como a Inovação Tecnológica de Maior Impacto Social de 2015 e também de maior potencial de virar global. A premiação ocorreu durante o Demand Solutions, evento anual sobre inovação que ocorre na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos.

A Colab.re permite ao cidadão fiscalizar, propor melhorias e avaliar instituições e serviços públicos, como energia elétrica, iluminação, saneamento básico, entre outros. As demandas geradas são acessadas pelos órgãos responsáveis, para que possam interagir com o cidadão de forma transparente e tomar decisões com base na participação das pessoas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“O Colab.re surgiu por vermos que o cidadão brasileiro naturalmente usa as redes sociais para expor problemas e debater sobre melhorias nas cidades brasileiras. Tudo isso começou em março de 2012, o que veio a ficar claro nos protestos de junho do ano passado” afirma Bruno Aracaty, cofundador da Colab.re.

Em conversa com o Startupi, Aracaty contou que decidiu se inscrever para o prêmio após realizar uma apresentação para um grupo de MBA da American Univerisity que estava visitando o Brasil. Um dos estudantes era do BID e comentou com ele sobre o prêmio. O processo seletivo envolveu mais de 200 startups de toda a América Latina e segundo o empreendedor, foi bastante complexo com um juri bem diversificado.

O diferencial da Colab.re em relação aos outros participantes foi o fato da ferramenta auxiliar o empoderamento ao cidadão no que tange a melhoria da qualidade de vidas das pessoas nas cidades, ao mesmo tempo em que busca transformar os governos de dentro para fora, trazendo eficiência e sustentabilidade. Esse foi o argumento alegado pelo júri do BID formado por especialistas em empreendedorismo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aracaty se diz altamente honrado e muito feliz pelo fato dos dois prêmios estarem totalmente alinhados com o que eles estão fazendo e buscando. “Hoje já estamos num estágio muito bom de maturidade do impacto social e a questão de potencial global é algo que sempre acreditamos e que estamos começando a se tangibilizar. Esse prêmio serviu para dar uma boa chancela de que estamos no caminho certo”.

Além de significar muito para o time da Colab.re, trazer este prêmio para o Brasil é muito importante para o ecossistema de startups, que ganha cada vez mais força com esse reconhecimento e visibilidade. E não é a primeira vez que um brasileiro é reconhecido no palco do Demans Solutions, o aplicativo Hand Talk, que facilita a comunicação de milhões de deficientes auditivos, foi selecionado como uma das 16 startups mais inovadoras da América Latina em 2014.

Aracaty conta que sempre esteve muito envolvido com o ecossistema brasileiro e que apesar das mudanças que vem ocorrendo, ainda precisamos amadurecer. “Vemos que prêmios assim ajudam a fazer com que outros empreendedores se estimulem e entendam que não existe uma fórmula mãgica a não ser muito trabalho e persistência”.

Depois de receber o prêmio a equipe da Colab.re irá participar de rodadas de negócios e de mentoria criativa coordenadas pelo BID junto de investidores estrangeiros e outros empreendedores.

Aracaty destaca que o objetivo principal da Colab.re a partir de agora é o aperfeiçoamento da plataforma. “Estamos presentes de maneira oficial em 80 prefeituras brasileiras e esse número deve chegar a 100 até o final do ano. Queremos manter o padrão de atendimento ao usuário e aos órgãos públicos, o que inclui aumentar o índice de solução dos casos reportados que atualmente é de 70% nas cidades parceiras. A internacionalização da ferramenta para os Estados Unidos e países latino-americanos também figuram no escopo de nossa estratégia”.

Para finalizar, Aracaty deixa um recado para os empreendedores que também desejam tornar o seu negócio global. “Comece pequeno, faça acontecer de forma irrecuperável e transformadora em um lugar, depois comece a olhar para fora”. É isso aí, trabalho, persistência, resiliência, foco. Parabéns equipe Colab.re e muito sucesso pela frente!