Aconteceu ontem em São Paulo, o evento #CasaGoogle, onde foi montada uma verdadeira casa na suíte presidencial do hotel Unique para mostrar como a tecnologia pode estar presente na vida das pessoas e facilitar situações do dia-a-dia.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Dentro da casa, a televisão, o tablet, o smartphone e até o relógio no pulso ajudam no quesito conectividade. O tour começou com uma explicação sobre os smartphones e o novo sistema operacional Android, chamado de Marshmallow, que permite que os smartphones tenham mais tempo de vida útil.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Google

Próxima parada, cozinha! Sabe quem é o grande aliado dos cozinheiros de plantão hoje em dia? O Google? ele também é, mas quem vem ganhando cada vez mais força é o Youtube! O Google destaca que só em 2015, mais de 2,6 mil anos de conteúdo em canais de culinária foram assistidos em sua plataforma de vídeos.

Quem nos recebeu na cozinha foi Danielle Noce, dona de um dos maiores canais de receitas do Youtube no Brasil, que conta com mais de 650 mil inscritos e milhões de visualizações.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Com o sucesso do canal, hoje Dani apresenta um programa na Band, conta com produtos licenciados, já tem livro publicado e mais 2 para serem lançados em 2016.

Depois de experimentarmos um docinho, era hora de ir para o quarto, onde foi demostrado que é possível programar todo o seu dia com o comando “Ok, Google” em voz alta. Sim, o comando por voz está ganhando cada vez mais força e agora você pode ver seu itinerário até o trabalho, a previsão do tempo e até colocar um lembrete para o aniversário da sua mãe sem precisar digitar. Para garantir a eficiência nas respostas, a ferramenta leva em consideração a geolocalização e dados já passados pelo próprio usuário, como preferências e endereços importantes, como casa e trabalho.

Foto: Divulgação Google

Foto: Divulgação Google

O mecanismo é capaz até de encontrar o melhor trajeto e o tempo de percurso em diversas formas de condução, inclusive de bicicleta. No caso do lembrete o que é mais legal é que além de escolher uma data para ser lembrado, é possível selecionar um local, então por exemplo, assim que você entrar no supermercado será lembrado de comprar leite.

Na suíte principal (sala), o destaque é  a TV e claro, o Chromecast, que se integra aos smartphones para permitir streaming de música, vídeos e fotos diretamente para o televisor. Também foi destacado a loja Google Play, em que são vendidos filmes, seriados, músicas que podem ser consumidos com o apoio do Chromecast.

Foto: Divulgação Google

Foto: Divulgação Google

Sala, cozinha, quarto e então chegamos ao banheiro, sim, a tecnologia também está presente aqui!

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Quem não gosta de tomar banho ouvindo música? No banheiro da #CasaGoogle haviam tablets conectados a PlayStore, loja virtual do Android onde é possível adquirir músicas, livros e conteúdos de portais de notícias.

Foto: Divulgação Google

Foto: Divulgação Google

Chegamos ao último espaço da casa, o terraço, onde foi apresentado o Google Fotos, ferramenta que armazena fotos e vídeos em nuvem, em espaço ilimitado e sem custo. Ele também organiza e encontra fotos por temas, datas e locais. Para completar, faz colagens de fotos e se oferece para produzir pequenas animações com fotos em sequência, gravando sempre como um novo arquivo. Segundo o Google, essa ferramenta é tão legal que também está disponível para IOS.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

Para que todas essas funcionalidades sejam aproveitadas pelos usuários, a companhia está disponibilizando seu novo sistema operacional, o Marshmallow, versão 6.0 para Android, que entre outras novidades, vai oferecer maior autonomia de bateria. O modo de energia fará com que os aplicativos não consumam a carga enquanto o smartphone não estiver sendo usado. Diferente de outros padrões, não será necessário ativar nenhuma ferramenta para que o recurso seja acionado em modo standby.

Foto: Fernanda Santos

Foto: Fernanda Santos

E você, o que achou das novidades? Como usaria essas tecnologias em seu dia-a-dia? Acredita que estes recursos podem fazer parte do dia-a-dia de todas as pessoas? Deixe seu comentário abaixo.